Conexão Amazônica
SAÚDE

Profissionais da FCecon participam de reunião virtual sobre programas de Navegação

Publicidade

As diretrizes e melhorias para o funcionamento dos “Programas de Navegação nos Serviços de Saúde” foram a tônica de uma reunião, que ocorreu neste domingo (02/08), por videochamada, entre médica e enfermeiras da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) e a supervisora de Enfermagem e Operações dos Ambulatórios do Hospital Santa Rita, na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (RS), Fernanda Pautasso.

Na FCecon, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), a “Navegação em Enfermagem” foi implantada em maio de 2019, no serviço de Mastologia, e beneficiou 2.158 pacientes. O projeto tem como objetivo facilitar o percurso da paciente de forma a dar andamento ao tratamento, favorecendo a entrada na instituição, o caminho que precisa percorrer para fazer uma cirurgia e exames pré-operatórios.
A coordenadora do serviço de Quimioterapia da FCecon, enfermeira Edilene Duarte Varela, pontua que o encontro virtual seguiu as orientações das autoridades sanitárias do país e do mundo, que recomendam o isolamento social como forma de conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19). Na ocasião, segundo ela, discutiu-se a implantação dos Programas de Navegação nos serviços de saúde, os quais devem ser planejados e personalizados às necessidades dos pacientes.

Publicidade

“Falamos sobre a personalização do serviço ao paciente por meio da Escala de Avaliação de Necessidades de Navegação (EANN), e quem pode ou não atuar como ‘navegadora’, conforme a escala. O assunto é abordado por meio de um artigo publicado este ano por Pautasso, no qual argumenta em quais situações o paciente pode ou não ‘navegar’”, pontua Varela, que acrescenta que o encontro contou com a presença da gerente do serviço de Mastologia, médica Hilka Espírito Santo.

Navegação em Enfermagem – De acordo com a Enfermeira Navegadora Tereza Farias, o serviço de “Navegação em Enfermagem”, na Fundação Cecon representa o acolhimento e a humanização dentro do hospital. “A reunião proporcionou um olhar ainda mais diferenciado aos pacientes que fazem uso do serviço, reforçando a funcionalidade e agilidade do mesmo”, destaca.

Escala de Necessidade (EANN) – Conforme a enfermeira do serviço de Quimioterapia, Ellen Freitas, a escala de necessidades de navegação (EANN) será aplicada em um projeto de pesquisa na 10ª edição do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic/FCecon). Ela explica que a escala consiste em perguntas variadas feitas aos pacientes e de acordo com a resposta, o mesmo é classificado quanto à necessidade de navegação.

“Pretendemos com a pesquisa verificar o impacto do serviço de Navegação em Enfermagem na unidade hospitalar, no período da pandemia e pós-pandemia. Entendemos que é importante saber qual o nível da necessidade de navegação dos nossos pacientes para, assim, garantir um resultado acurado na pesquisa”, destaca Freitas.

Fotos: Divulgação/ FCecon

Publicidade

Leia mais

Com vacinômetros, população pode acompanhar imunização nos estados

elayne

ANS atualiza regras para alteração de hospitais nos planos de saúde

elayne

Prefeitura salienta papel da atenção primária na promoção da saúde do trabalhador

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais