Alinhada com a Política Nacional das Práticas Integrativas Complementares (PNPIC), a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realiza, nesta quarta-feira, 6/11, no Parque do Mindu, na zona Centro-Sul da capital, o curso de Reiki Nível 1, para servidores que atuam nas unidades de saúde e também nos serviços especializados como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs).
O curso terá carga horária de 8 horas, divididas nos turnos da manhã e da tarde, e contará com a participação de 15 servidores de todos os Distritos de Saúde da Semsa.
Terapia alternativa indicada para apoiar atendimentos a usuários da atenção básica de saúde que apresentam sinais de depressão e ansiedade, o Reiki é aplicado por meio do envio de energia com a imposição das mãos em determinados pontos do corpo do paciente.
Segundo a chefe do Núcleo de Prevenção de Riscos à Saúde por Causas Externas e Fatores de Risco, Carla Azevedo, o Reiki, que é uma técnica de origem japonesa, compõe o conjunto de abordagens que fazem parte das Práticas Integrativas Complementares (PICs), recursos terapêuticos eficazes e seguros, que estimulam mecanismos naturais de prevenção de doenças e promoção da saúde.
“Este curso, juntamente com a capacitação em meditação, que também será realizada em breve, é um passo importante para a expansão das PICs na atenção primária na capital. O Ministério da Saúde deixou a cargo de cada cidade a implementação das práticas integrativas, que são reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde, como importantes recursos terapêuticos, e vêm sendo utilizadas de maneira transversal com sucesso na área da saúde”, explica a gerente, que anuncia que uma segunda capacitação em Reiki está agenda para a próxima quarta-feira, 13/11.
No primeiro semestre os servidores da Semsa já participaram de cursos de auriculoterapia e de meditação. A adesão à prática da meditação foi positiva, e uma nova turma de servidores participará nos dias 10 e 12 de dezembro, de capacitações sobre esta prática que vem se mostrando uma forte aliada na promoção da qualidade de vida.
Texto e fotos – Divulgação /Semsa