Conexão Amazônica
GERAL

Profissionais de saúde da Prefeitura de Manaus são capacitados para ampliação da oferta de Profilaxia Pré-Exposição ao HIV

Publicidade

Com o objetivo de ampliar a oferta da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) na rede municipal de saúde, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou a capacitação de profissionais de nove unidades de saúde. Atualmente, o serviço está disponível em quatro UBSs e, seguindo protocolo clínico do Ministério da Saúde para a PrEP, é direcionado para pessoas a partir de 15 anos de idade que apresentem contextos de risco aumentado para infecção pelo HIV.

De acordo com a técnica do Núcleo Controle de HIV/Aids, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Hepatites Virais da Semsa, enfermeira Rita de Cássia de Jesus, a capacitação foi dividida em seis turmas, tendo iniciado com a primeira no dia 17 de outubro e com a última programada para o dia 9 de novembro.

Publicidade

“A Semsa está capacitando médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, assistentes sociais, psicólogos e pessoas da equipe de recepção das nove Unidades de Saúde, entre outros profissionais. É importante que todos conheçam o serviço para que possam pulverizar as informações para a sociedade. A PrEP é uma estratégia que reduz em 95% o risco de infecção pelo HIV, mas muitas vezes a pessoa não procura o serviço porque não sabe que existe na rede de saúde”, destacou Rita de Cássia.

A oferta da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) foi iniciada na rede municipal de saúde de Manaus em março de 2021 e consiste no uso diário de medicação antirretroviral que tem a função de impedir que a pessoa seja infectada pelo HIV. O serviço já é ofertado nas UBSs Carmen Nicolau (zona Norte), Fábio do Couto Valle (zona Leste), Doutor Luiz Montenegro (zona Sul) e UBS Ajuricaba (zona Oeste), que fazem o acompanhamento de 1.164 pessoas.

Com a finalização do processo de capacitação, a Semsa vai passar também a oferecer o serviço nas Unidades de saúde: Arthur Virgílio e Carlson Grace (zona Norte); Djalma Batista, Deodato de Miranda Leão e Lindalva Damasceno (zona Oeste); Theomário Pinto da Costa (zona Sul); e Ivone Lima, Luiza do Carmo e Amazonas Palhano (zona Leste).

“Além da capacitação, a Semsa está organizando o processo de solicitação da medicação e habilitação das unidades de saúde. A previsão é que as nove Unidades de saúde comecem a oferecer o atendimento no mês de dezembro, o que vai facilitar o acesso ao serviço, beneficiando pessoas com perfil de maior vulnerabilidade, que são aquelas que nem sempre usam camisinha e pessoas que não conseguem negociar com o parceiro o uso da camisinha, prevenindo a infecção”, explicou Rita de Cássia.

Durante a segunda turma da capacitação, que aconteceu nesta quinta-feira, 19/10, no auditório do Complexo de Saúde Oeste, bairro da Paz, a médica Aline Alencar, que atuou na orientação dos profissionais, explicou que a capacitação aborda a importância da qualidade do acolhimento dos usuários do SUS que procuram o serviço, as medicações utilizadas e as populações indicadas para fazer o uso da profilaxia.

“O objetivo final é a prevenção à infecção pelo HIV, buscando reduzir o número de casos da doença, e a PrEP é uma alternativa que já vem sendo usada por muitos anos em outros países e que começou a ser ofertada no Brasil em 2017. E é importante preparar os servidores para que estejam receptivos no atendimento ao público e na oferta do serviço”, afirmou Aline Alencar.

Entre janeiro e julho de 2023, o município de Manaus registrou 854 casos novos de HIV. No ano passado, o número chegou a um total de 1.884 casos novos da infecção.

A médica Elen Mônica Neves, que trabalha na Unidade Básica de Saúde (UBS) Deodato de Miranda Leão, participou da segunda turma da capacitação e contou que já houve casos de pessoas procurando informações sobre a PrEP na Unidade de Saúde.

“Já aconteceu de atender pessoas procurando saber sobre o serviço e nesses casos é feito o encaminhamento para as UBSs que já ofertam o atendimento. Mas, acho que quanto mais tivermos UBSs com a oferta de todos os serviços, vai facilitar para todo mundo, vai melhorar o atendimento e o paciente terá uma melhor adesão nas ações de prevenção”, apontou Elen Neves.

A próxima turma da capacitação vai ocorrer na sexta-feira, 20/10, das 13h às 17h, também no auditório do Complexo de Saúde Oeste, continuando com turmas nos dias 27 de outubro, 7 e 9 de novembro.

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Fotos – Artur Barbosa / Semsa

Publicidade

Leia mais

Prefeitura investe no setor primário do município e leva incentivos para a agricultura familiar em 2022

elayne

Inusitado: homem rouba poste de luz e tenta fugir de bicicleta; veja

elayne

Polícia Militar é exaltada na Aleam no combate ao trabalho escravo

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais