Conexão Amazônica
GERAL

Profissionais de saúde finalizam avaliação de trabalhos inscritos em concurso de prevenção à malária

Publicidade

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) finalizaram, na manhã desta quarta-feira, 11/10, a etapa de avaliação de 110 trabalhos inscritos no 1° Concurso sobre a Prevenção da Malária nas Escolas Municipais da Zona Rural, promovido pela Prefeitura de Manaus.

Idealizado pelo Distrito de Saúde (Disa) Rural, em parceria com o Distrito de Educação Rural e o Programa Saúde na Escola (PSE), o concurso foi organizado com o objetivo de mobilizar os alunos da zona rural de Manaus e multiplicar informações sobre as formas de prevenção e controle da malária, com a inscrição de trabalhos nas categorias de Desenho, Slogan e Redação.

Publicidade

A coordenadora do concurso e das equipes de Educação em Saúde do Disa Rural, Keinirlange Ferreira Marques, informou que 12 escolas participaram do concurso (10 da zona rural terrestre e duas da zona rural fluvial), com um total de 345 trabalhos inscritos por estudantes.

“O Disa Rural realizou uma pré-seleção entre os 345 trabalhos, resultando em 110 trabalhos que seguiram para a eliminatória final, indicando o primeiro, segundo e terceiro colocados em cada uma das três categorias do concurso. Os estudantes autores dos trabalhos selecionados na avaliação final serão premiados em cerimônia marcada para o dia 20 de outubro”, explicou a coordenadora.

Os 110 trabalhos pré-selecionados foram avaliados por uma banca composta por representantes da diretoria de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (DVAE/Semsa) e do Disa Rural, levando em consideração critérios como criatividade, originalidade, organização e apresentação, a partir do tema “Malária, na minha escola não!”.

De acordo com Keinirlange Marques, antes do período de inscrição para o concurso, que ocorreu entre 12 e 27 de setembro, profissionais do Disa Rural visitaram as escolas e promoveram atividades educativas para os alunos sobre a malária, abordando as formas de transmissão, sintomas, tratamento e medidas preventivas.

“A partir das ações de Educação em Saúde nas escolas, os alunos poderiam utilizar as informações na produção de desenhos, no desenvolvimento de slogans e para escrever as redações, além de apresentar a própria vivência na comunidade em relação à malária. Foi mais uma estratégia do Disa Rural para estimular a reflexão sobre o tema, a prevenção da malária e promoção da saúde”, destacou Keinirlange Marques.

Na categoria de desenho, participaram estudantes da educação infantil, do primeiro e do segundo ano do ensino fundamental 1; na categoria Slogan, houve o envolvimento de estudantes do ensino fundamental 1 (com exceção do primeiro e segundo ano); e na categoria Redação, a inscrição foi direcionada para estudantes matriculados no ensino fundamental 2.

A premiação na categoria de Desenho é composta por Jogo Educativo, Troféu e Medalha (1º lugar); e Jogo Educativo, Kit da Educação e Medalha (2º e 3º lugar). Na categoria Slogan, a premiação será Tablet, Troféu e Medalha (1º lugar); e Jogo Educativo, Medalha e Kit de Educação (2º e 3º lugar). Na categoria Redação, a premiação será um Celular, Troféu e Medalha (1º lugar); Tablet, Kit da Educação e Medalha (2º lugar); e Fone de Ouvido, Medalha e um Kit Educação (3º lugar).

A Semsa pretende divulgar na próxima segunda-feira, 16/10, a lista dos vencedores nas três categorias do concurso.

Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Publicidade

Leia mais

Força Nacional reforça segurança na fronteira do Acre

elayne

Feirão do Pescado da ADS continua até sexta-feira (02/04)

elayne

Jucea registra crescimento de 17,6% em aberturas de novas empresas em 2020

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais