Conexão Amazônica
AMAZONAS

Programa Centelha Amazonas é divulgado em Manacapuru

Publicidade

Estimular o empreendedorismo inovador por meio de capacitações para o desenvolvimento de produtos (bens e serviços) ou de processos inovadores é o objetivo do Programa Centelha Amazonas apresentado pela equipe da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) para estudantes, professores e empreendedores no município de Manacapuru, nesta terça-feira (19/11).

A ação ocorreu na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) com o objetivo de incentivar as pessoas a submeterem suas ideias inovadoras ao programa para obtenção de apoio financeiro de até R$ 65 mil, por meio de subvenção econômica, para desenvolver o projeto e transformá-lo no empreendimento.

Publicidade

Os parceiros do Programa Centelha que participaram da ação foram a UEA, Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL- Manacapuru), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae- Manacapuru) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac- Manacapuru).

Vale destacar que a inscrição no Programa é gratuita e contempla diversas áreas do conhecimento, podendo ser realizada até o dia 29 de novembro (sem nova prorrogação), por meio do site www.programacentelha.com.br/am.

A coordenadora em exercício do Centelha Amazonas pela Fapeam, Liliane Valente, destacou que o Programa é pioneiro e ocorre em três fases: ideias inovadoras, projeto de empreendimento e projeto de fomento. O program oferecerá capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócio de sucesso.

A gerente do Núcleo de Ensino Superior da UEA Campus Manacapuru, Andréa Barreto, destacou que a oficina de submissão de ideias ao Programa foi importante para orientar as pessoas a se inscreverem corretamente.

Segundo a gerente do Sebrae em Manacapuru, Cleonice Fonseca, a instituição apoia o Programa Centelha por entender a importância dele no processo de inovação e no impulsionamento do empreendedorismo no Amazonas. “É muito importante o Centelha para trazer novas ideias para o município e para o Estado”, disse.

A professora do Senac, Dejean Mafra, destacou que o programa é inovador e tem despertado o interesse dos alunos. “Manacapuru tem vários projetos de alunos que estão prontos para se inscreverem no programa”, comentou.

Para o estudante em contabilidade, Jhonata Alves, o programa traz o incentivo para quem quer empreender, colocando em prática as ideias e sonhos. “Gostei de conhecer o programa e penso sim em submeter a minha proposta”, contou.

Segundo a graduanda em Licenciatura em Matemática da UEA, Helora Rosas, o programa possibilita aos amazonenses trabalharem seus projetos e com isso contribuir com a melhoria de serviços e produtos para Estado. “O Programa Centelha dá esse suporte para que possamos expandir nossas ideias”, revelou.

Também cursando Licenciatura em Matemática da UEA, Lucas Serrão, disse que o Programa é importante, principalmente por apoiar financeiramente projetos que ainda estão na fase da ideia. “Eu gostei do Programa, porque a ideia pode ser transformada em um negócio e oportuniza à pessoa tornar-se empreendedor”.

Sobre Centelha – No Amazonas, o Programa é desenvolvido pela Fapeam, em parceria com a Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep), e visa apoiar ideias inovadoras para transformá-las em negócios de sucesso. A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Finep, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e operada pela Fundação Certi.

Acesse o edital do Programa Centelha Amazonas
www.programacentelha.com.br/am

Publicidade

Leia mais

Governo do Estado deve absorver mão de obra terceirizada, afirma secretário de Saúde, Rodrigo Tobias

elayne

Detran-AM investe em atendimento e usuário consegue receber CNH e CRLV em até dois dias úteis

Daly Ruiz

Incêndio destrói loja na terra do guaraná

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais