Conexão Amazônica
GERAL

Programa de inclusão digital vai disponibilizar conexões de Internet para mais de 200 famílias de comunidades amazônicas na primeira fase

Publicidade

Parceria entre Grupo +Unidos, EBAC e outras empresas lança o programa Rede Amazônia +Conectada a fim de fomentar a educação e empregabilidade em Juruti, Pará

Os arredores da Amazônia, que é a maior floresta tropical do mundo, são o lar de comunidades ribeirinhas, quilombolas e outros grupos étnicos que compõem a rica tapeçaria cultural da região. Esses povos têm características únicas e enfrentam alguns desafios devido ao seu ambiente geográfico, como a falta de acesso à Internet de alta velocidade, computadores ou dispositivos móveis e serviços básicos para acompanhar e se integrar à era digital.

Para superar essas barreiras, foi criado o programa Rede Amazônia +Conectada, que tem o objetivo de disponibilizar conexões de Internet para 500 casas em Juruti, no Pará, e fomentar o acesso aos estudos e à educação online nessas regiões do Brasil. A iniciativa é uma realização do Grupo +Unidos com apoio da USAID (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional) e parceria com a EBAC (Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia), a Alcoa, a Trench Rossi Watanabe e conta ainda com o apoio institucional do IJUS, J-Pal e Conecta Amazônia.

“As comunidades dessas regiões precisam frequentemente percorrer longas distâncias para ter acesso a esses serviços, o que também torna difícil a chegada de instituições educacionais e a implementação de tecnologias modernas. Nossa missão é ajudar a mudar esse cenário, não apenas sobre levar tecnologia e acesso, mas dar as ferramentas para capacitar pessoas e fazer com que se desenvolvam”, explica Juliana Vianna, gerente de Parcerias e Eventos Presenciais da EBAC.

O processo de seleção  acontece entre 2023 e 2024 e a partir do dia 30 de outubro se inicia a primeira fase que vai conectar 200 casas. Moradores de diversas comunidades dos distritos de Tabatinga, Castanhal e Juruti Velho, podem se registrar para participar. As inscrições podem ser feitas online ou presencialmente, uma vez que a equipe do programa vai realizar visitas às comunidades selecionadas. Essa abordagem busca assegurar que pessoas sem acesso à Internet consigam se unir ao programa, promovendo assim um impacto significativo nessas localidades.

“A grande importância da conexão é levar junto o conhecimento. É muito além da conectividade. Prezamos pela educação. Queremos ampliar as oportunidades dessas comunidades, levando cursos inovadores e de ponta para que tenham acesso ao melhor do sistema educacional. Trazer a EBAC, que é uma referência de inovação e cursos digitais, para essa parceria é fundamental para atingirmos o nosso objetivo. Queremos democratizar o acesso à educação pela Internet. É uma junção brilhante”, conclui Daniel Grynberg, Diretor Executivo do Grupo +Unidos. 

As inscrições para participar do projeto ocorrem entre 30 de outubro e 15 de novembro de 2023 e os pré-requisitos e o link de inscrição podem ser conferidos neste link: https://www.maisunidos.org/inscricoes-amazonia-mais/.

Sobre a EBAC

A EBAC é uma instituição de ensino inovadora, que oferece mais de 150 cursos online, com foco em educação continuada e desenvolvimento de competências profissionais nas áreas de Design, Software, Programação & Data, Marketing, Audiovisual, Moda, Games e Negócios, além de uma série de iniciativas que preparam o aluno para a inserção no mercado de trabalho.

Sobre a USAID

A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) é uma das principais agências de desenvolvimento do mundo, desempenhando um papel fundamental como ator catalisador, buscando impulsionar resultados significativos. Seu trabalho é dedicado a melhorar vidas, fortalecer comunidades e fomentar a democracia, bem como promover o desenvolvimento sustentável nos países onde atua. Saiba mais em: https://www.usaid.gov.

Sobre o Grupo +Unidos

O Grupo +Unidos é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos. A instituição nasceu em 2008, visando estabelecer a conexão entre empresas, poder público e missão diplomática americana  para ampliação de oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Trabalhamos há 15 anos fomentando o investimento social privado colaborativo para apoiar iniciativas voltadas à educação, empregabilidade e formação tecnológica com foco no desenvolvimento socioeconômico sustentável. Para saber mais sobre o programa, acesse: https://www.maisunidos.org/amazoniamaisconectada/.

Foto: Divulgação

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus vai regularizar mais de 5 mil imóveis até dezembro com nova política fundiária

elayne

Presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, morre por complicações do Covid-19

elayne

Defensoria Pública do Amazonas participa de treinamento para a II Semana Nacional do Registro Civil

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais