Conexão Amazônica
EDUCAÇÃO

Programa Formando Cidadão, da Polícia Militar, beneficia mais de 300 estudantes com cursos profissionalizantes

Publicidade

 
Com oferta de cursos profissionalizantes e desenvolvimento de ações educativas para jovens em situação de vulnerabilidade social, o programa Formando Cidadão, da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), está beneficiando cerca de 300 estudantes regularmente matriculados nas oito bases de trabalho, sendo sete em Manaus e uma em Tefé. Criado há mais de 24 anos, o programa é direcionado a crianças e adolescentes, na faixa etária de 12 a 17 anos, e promove ações educativas sobre temas como ética, cidadania e educação militar.
 
As atividades retornaram assim que o governo flexibilizou o decreto com medidas de prevenção à Covid-19. Com cursos gratuitos, as aulas acontecem de segunda a sexta-feira. O subcomandante do programa, tenente Acácio, comentou sobre as novidades adotadas para atrair os jovens.
 
“Nós temos inúmeras atividades sendo realizadas, desde a prática desportiva recreativa, cursos profissionalizantes, curso de informática, palestras sobre menor aprendiz, educação no trânsito. Neste ano temos uma outra roupagem do programa, na qual conseguimos produzir, nesse período pandêmico, o manual de instruções do programa”, disse.
 
Os cursos profissionalizantes são realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O manual é o currículo mínimo que é desenvolvido durante um ano até a formação do estudante. Para o ciclo completo da polícia, existe uma parceria com a Ronda Maria da Penha, por meio da qual os responsáveis pelos alunos recebem palestras sobre assistência social em caso de violência doméstica.
 
No mês de junho, os estudantes contaram com o curso de educação ambiental. Em julho, aprenderam sobre prevenção e combate ao uso de drogas. Atualmente estão estudando ética, cidadania e boas maneiras, para desenvolverem a capacidade de trabalhar de maneira organizada, tanto na escola quanto na sua casa.
 
“Eu sou o aluno que mora aqui perto e fico responsável por abrir a sala e arrumar os xerifes. Venho com o foco de me responsabilizar mais ainda e ficar aqui mais cinco anos para conseguir meu alistamento militar. Pretendo passar pelo Exército e me tornar uma pessoa de bom caráter para a vida. Pretendo ajudar meus pais com o programa, assim como fazer os deveres de casa e me responsabilizar mais com a família”, declarou o estudante Erick Douglas, de 13 anos, que participa do Formando Cidadão há quase dois anos.
 
De acordo com o tenente Acácio, no programa já foram identificados alunos analfabetos. Nesse caso, foi realizada uma reunião com os responsáveis e a criação de um Plano de Intervenção Pedagógica, que contou com professores de Língua Portuguesa.
 
O aluno Ryan Linhares, de 16 anos, disse que participar do programa trouxe muitas mudanças, ampliando os horizontes sobre a vida profissional.
 
“Estou no Formando Cidadão há cerca de quatro anos. Várias coisas mudaram na minha vida, desde acordar cedo, até na disciplina na escola. E até mesmo na sociedade, que eu não era de falar com ninguém, e hoje falo com quase todo mundo. Desde que cheguei aqui, comecei a pensar em várias outras coisas, foquei no sonho de ingressar nas forças armadas. Penso em dar um futuro melhor para mim e para minha família também”.
 
Localização das bases fixas do Formando Cidadão:
 
• PFC CPA Norte
• PFC CPA Oeste
• PFC CPA Sul
• PFC CPA Leste
• PFC 1º BPChoque (localizada no Km 17 da rodovia AM-010, próximo à barreira)
• PFC 15º Cicom
• PFC 17º Cicom
• PFC Tefé
 
FOTOS: Tarcísio Heden/SSP-AM

Publicidade

Leia mais

Pré-selecionados do Prouni têm até sexta para comprovar informações

elayne

Professor da rede estadual lança livro sobre a Amazônia

elayne

Equipe da educação da Prefeitura de Manaus visita escolas da zona Leste

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais