Conexão Amazônica
EDUCAÇÃO

Programa inovador e voltado para crianças e adolescentes com Altas Habilidades/Superdotação abre matrículas em Manaus

Publicidade

O Colégio Martha Falcão lança neste ano letivo de 2023 o Programa Altas Habilidades (PAH), destinado a crianças, com idade a partir de 5 anos, e adolescentes com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) desenvolverem habilidades nas áreas acadêmica, artística e psicomotora. As atividades acontecem na sede da instituição, localizada na rua Salvador, 455, no bairro Adrianópolis, e os interessados podem entrar em contato por meio do (92) 3303- 0700.

Segundo a psicóloga Elenara Perin, há mais de quatro anos o Colégio Martha Falcão já vem desenvolvendo o PAH com exclusividade aos seus alunos com estratégias de ensino na sala de aula e em atividades extracurriculares. E a partir de agora, passa a oferecer também para crianças e adolescentes de outras instituições de ensino.

Publicidade

“O objetivo é ajudar aqueles que possuem potencial para AH/SD oferecendo estratégias e ferramentas que os ajudarão a explorar suas habilidades e oportunizar a convivência com outras pessoas com potencialidades como elas”, explica a psicóloga do Colégio Martha Falcão. 

A ideia de abrir o programa para toda a população surgiu após uma constatação da psicóloga no dia a dia do consultório. “Muitas crianças possuem inclusive o diagnóstico de AH/SD, no entanto não realizam atividades que permitem desenvolverem seu potencial”, revela Elenara.

O programa oferecido pelo colégio traz uma proposta inovadora, já que não há nenhum outro espaço em Manaus como esse. “Há núcleos voltados alunos da rede pública, mas não conseguem atender a demanda”, comenta a psicóloga.

De acordo com estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), 5% da população tem algum tipo de AH/SD, que é a capacidade acima da média de uma ou mais áreas específicas. No caso das crianças e adolescentes, essa capacidade é perceptível quando comparada a outras pessoas da mesma idade, experiência ou ambiente.

Desde muito cedo é possível identificar comportamentos, linguagem e interesse diferenciados de outras crianças da mesma faixa etária. É importante  a identificação e o atendimento precoce para o desenvolvimento das habilidades.

A psicóloga do Colégio Martha Falcão, que é responsável por realizar a triagem dos alunos do programa, informa que através desse processo são identificadas as áreas que serão trabalhadas, além do planejamento das atividades a serem realizadas pelos alunos. 

Pintura, desenho, poesia, aritmética, linguagem e literatura estão entre as atividades que poderão fazer parte da rotina semanal ou quinzenal das crianças e adolescentes que fazem parte do PAH.

Publicidade

Leia mais

ProUni: inscrições para segunda edição de 2022 começam na segunda

elayne

Prefeitura de Manaus reinaugura escola municipal José Marques de Almeida, na zona rodoviária

elayne

Entenda as responsabilidades dos municípios na educação pública

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais