Conexão Amazônica
POLÍTICA

Projeto de Lei incentiva inovação tecnológica na indústria, comércio e serviços no Amazonas

Publicidade

Viabilizar a implantação de tecnologias de conectividade digital para preparar o Amazonas para chegada de tecnologias de quinta geração (5G) e assim beneficiar indústria, comércio e serviços é o principal objetivo do Projeto de Lei (PL) nº 43 de 2022, que atualmente tramita na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

A economia digital da indústria 4.0, comércio, distribuição e prestação de serviços se beneficiarão com o aumento da velocidade de transmissão de dados pela internet, possibilitando que as tecnologias digitais incorporem o uso da internet em processos de economia digital, principalmente nas plantas fabris da Zona Franca de Manaus, justifica o texto do projeto.

Ainda de acordo com o texto da matéria, são propostos objetivos para desenvolver um ambiente favorável à expansão da conectividade em áreas periféricas da capital e no interior, criar um ambiente colaborativo entre o Estado e municípios para implantação de infraestrutura de telecomunicações, e estimular a atualização de legislações locais em conformidade com as demandas para a implantação de tecnologias 5G.

O PL aguarda parecer na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e, caso aprovado, seguirá à pauta de votação.

Para viabilizar o 5G no Amazonas, serão necessárias a implantação de estratégias para fomentar a expansão da infraestrutura de telecomunicações por meio de normas modernas e processos ágeis, eficazes e eficientes de licenciamento, além de gerar oferta de assessoria técnica para a capacitação de gestores municipais na avaliação de requisitos exigidos pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a instalação de Estações de Transmissoras de Radiocomunicação (ETR).

O que é tecnologia 5G

Com latência próxima de zero, confiabilidade de 99,99% e altíssima taxa de transmissão de dados, a tecnologia 5G promete dar o impulso necessário para um mundo onde a Internet das Coisas (Internet of Things – IoT) será uma realidade em todos os segmentos da sociedade.

Fraudes na internet

A chegada das novas tecnologias trouxe muitos avanços, mas também perigos, como as fraudes digitais, que têm entre os idosos suas maiores vítimas.

Para prevenir o problema, foi apresentado na Assembleia Legislativa, o PL nº 19 de 2022, que institui campanha estadual de orientação aos idosos contra fraudes e golpes no comércio eletrônico e na internet.

A ser realizada anualmente, a partir do dia 1º de outubro de cada ano (Dia Internacional dos Idosos) e com duração de duas semanas, as principais diretrizes da campanha são criar condições educacionais e preventivas.

Segundo o texto do PL, a frente educativa orientará o público idoso quanto aos riscos da navegação na internet e compras de produtos e serviços por meio do comércio eletrônico. Já a frente preventiva orientará o público idoso quanto aos métodos para evitar golpes e fraudes e garantir a segurança do tráfego de dados durante a navegação na internet.

“Desde o início da pandemia ocasionada pela Covid-19, o volume de transações no comércio digital cresceu 80% e, a reboque, as operações bancárias feitas por pessoas físicas pelos canais digitais somaram 74% das movimentações em abril de 2020, um mês após o início da quarentena e das medidas de isolamento social”, informa a justificativa do PL.

De acordo com o texto da matéria legislativa, os idosos, obrigados a um confinamento rigoroso, passaram a fazer uso da internet mais frequentemente e foram responsáveis por uma parcela significativa desse aumento do e-commerce e nas operações bancárias eletrônicas. Eles, porque não estavam – e ainda não estão – habituados a utilizar as plataformas digitais, acabaram por se tornar vítimas fáceis de golpistas, afirma a justificativa do PL.

Foto: Divulgação

Publicidade

Leia mais

STJ determina afastamento do governador do TO, Mauro Carlesse

elayne

Prefeito David Almeida pontua prioridades para novo mandato após reeleição

elayne

Coligação Juntos Podemos Mais realiza ‘Pit Stop do Negão’ e Wilker recebe do TRE a cartilha da Propaganda Eleitoral

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais