Conexão Amazônica
CIDADES

Projeto de Lei que cria a ‘Semana de Divulgação e Valorização do ECA’ tramita na CMM

Publicidade

O projeto de Lei 231/2020 que institui a Semana de Divulgação e Valorização do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), na segunda semana de julho, mês no qual se comemora o aniversário do ECA, começou a tramitar na Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta quarta-feira (15). A proposta foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

Conforme o autor da matéria, a finalidade do PL é esclarecer as dúvidas dos munícipes sobre o ECA, aproximar a população dos conselhos tutelares, promover a valorização do estatuto como ferramenta na promoção dos direitos fundamentais da criança e do adolescente.

Gedeão Amorim destacou que a principal vitória do estatuto foi mudar a maneira como a sociedade enxerga os menores de idade. “Dos anos 80 para cá houve uma evolução bastante significativa. Antes, crianças e adolescentes eram apenas sujeitos de intervenção da família e da sociedade. Com o estatuto, eles se tornaram sujeitos de direitos. Antigamente, a lei em relação ao jovem era bem paternalista e assistencialista. Hoje, ela é uma defensora do direito humano, e nós temos o dever de conscientizar a população sobre os seus direitos por meio de políticas públicas”, observou Gedeão Amorim.

30 anos

Na última segunda-feira (13), o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completou 30 anos de existência. O regimento foi criado em 1990, poucos anos depois da redemocratização do Brasil. Um de seus principais objetivos foi garantir direitos fundamentais à criança e ao adolescente como liberdade, respeito, dignidade, saúde, convivência familiar, educação, esporte, lazer e profissionalização.
 
 _
Texto: Rick Olliver
Foto: Robervaldo Rocha

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus trabalha na implantação de 170 metros de drenagem superficial na zona Norte

Elaine Marques

Abrigo Moacyr Alves convida Voluntários na área de Design de Estampas para atuar na Oficina de Corte e Customização

Elaine Marques

Nova termelétrica começa a ser instalada em Eirunepé

Elaine Marques

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais