Conexão Amazônica
CIDADES

Projeto de Regime de Previdência Complementar de Manaus é apresentado aos vereadores

Publicidade

A proposta de instituição do Regime de Previdência Complementar (RPC), da Prefeitura de Manaus, foi apresentada, na manhã desta quarta-feira, 7/7, aos vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM), pela presidente da Comissão de Estudos para Instituição do Regime de Previdência Complementar em Manaus (CERPC), Daniela Benayon, que também é diretora-presidente da Manaus Previdência. O objetivo da apresentação durante o expediente parlamentar foi explicar sobre o tema e sensibilizar sobre a urgência da aprovação do projeto, que chegou à CMM na última segunda-feira, 5.

O projeto de lei já está em tramitação na CMM e deve ser aprovado antes do recesso parlamentar. A criação do RPC pelos estados e municípios está prevista na Emenda Constitucional nº 103/2019, conhecida como Reforma da Previdência.

Publicidade

A apresentação abordou como irá funcionar o regime e quais são os passos que precisam ser seguidos pelo município para cumprir o prazo de dois anos definido na reforma da previdência. O referido prazo encerra dia 13 de novembro de 2021.

Projeto

Caso a exigência seja descumprida, o município de Manaus não renovará o Certificado de Regularidade Previdenciária, que o impedirá de receber recursos voluntários da União, contrair empréstimos, fazer convênios, prejudicando as suas atividades.

O RPC será facultativo aos servidores que ingressarem no serviço público a partir da data da publicação do Convênio de Adesão firmado entre o município de Manaus e entidade fechada de previdência complementar (EFPC), que irá gerir o Regime de Previdência Complementar do Município. Hoje, há 42 instituições habilitadas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SPREV), que poderão participar do processo de seleção.

Como presidente da CERPC, Daniela Benayon explicou que antes da Reforma da Previdência, a instituição do Regime de Previdência Complementar pelos entes era facultativo e quem podia administrar esses regimes eram entidades fechadas de natureza pública. A partir da aprovação da reforma passou a ser obrigatória a todos os entes que possuem RPPS.

Transparência

No dia 10/6, a Manaus Previdência realizou a Audiência Pública Municipal, esclarecendo dúvidas sobre a Implementação do RPC em Manaus.

A página do Regime de Previdência Complementar já está disponível no endereço https://rpc.manaus.am.gov.br/.

Texto – Cinthia Guimarães / Manaus PrevidênciaFotos – Robervaldo Rocha/CMM 

Publicidade

Leia mais

Peixe no Prato distribui mais de 20 toneladas de pescado na Semana Santa

elayne

Ageman solicita ao governo do Estado ajuste em projetos de iluminação pública para garantir serviços de manutenção no Prosamim

elayne

Serviço da Sejusc ajuda mulheres a saírem do ciclo de violência e conquistarem independência financeira

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais