Conexão Amazônica
GERAL

Projeto ‘Literatura e Arte’ incentiva a criatividade de estudantes da zona oeste de Manaus

Evento virtual promove a interatividade dos alunos da rede estadual através da leitura de livros clássicos

Buscando estimular a criatividade dos alunos no período de isolamento social, a educadora Renata Souza idealizou o projeto “Literatura e Arte”, que promove a interatividade dos estudantes através de leituras de clássicos da literatura. A segunda edição do evento aconteceu na sexta-feira (12/06) e contou com a participação de mais de 40 alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Júlia Bittencourt e estudantes do ensino médio da Escola Estadual Coronel Pedro Câmara (CMPM 8), ambas localizadas na zona oeste de Manaus.

Desta vez, o tema escolhido foi “O empoderamento do negro através da literatura e da arte” e contou com uma extensa programação, com análise do filme “O menino que descobriu o vento” e palestras sobre o empoderamento negro e a música black.

De acordo com a idealizadora da ação, Renata Souza, o objetivo é proporcionar aos alunos o conhecimento e aprendizado regional, nacional e universal durante a quarentena. ”No contexto de pandemia, muitos estudantes acabam ficando desestimulados a estudar. Desta forma, torna-se importante a criação de um espaço onde eles possam expressar suas emoções através da arte e da literatura”, explicou.

A ação, teve, ainda, a participação dos alunos na atividade “A expressão da arte pela dança”, onde eles compartilharam vídeos com os colegas utilizando a hashtag #LITERATURAEARTE.

Concurso – A segunda edição do projeto promoveu uma premiação entre os estudantes. Eles enviaram trabalhos sobre Arte e Literatura e, ao final da atividade, os melhores desenhos serão contemplados.

Como acontece – O evento “Literatura e Arte” é realizado via grupos de aplicativos de mensagens, live no Instagram e vídeos publicados no YouTube. “A ideia é promover um encontro completamente virtual. O projeto tem pretensão de inovar em cada edição e espera alcançar alunos de outras escolas de Manaus”, completou Renata Souza.

Após a atividade, todos os vídeos são publicados na página do Instagram @literaturaearte_manaus e no YouTube.

Fotos: Divulgação

Leia mais

Itaú Unibanco alerta para golpes e fraudes no Carnaval

Elaine Marques

Ministério Público participará de operação integrada durante “Carnaval na Floresta 2026”

Elaine Marques

Em Tefé, Defensoria Pública abre inscrições para processo seletivo de residência jurídica 

Elaine Marques

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais