Conexão Amazônica
POLÍTICA

Projeto que previa ‘botão do pânico’ nos ônibus de Manaus é vetado pelo prefeito

Publicidade

O projeto havia sido aprovado pela Câmara Municipal de Manaus, em julho.

O prefeito de Manaus, David Almeida, vetou o Projeto de Lei (PL) que previa o “Botão de Pânico” nos ônibus do transporte coletivo da capital amazonense. O projeto havia sido aprovado pela Câmara Municipal de Manaus (CMM), em julho. O veto foi divulgado no Diário Oficial dos Municípios (DOU), na terça-feira (1º).

Publicidade

De acordo com o texto, de autoria do vereador Lissandro Breval (Avante), a implantação do botão seria feita em toda a frota de transporte, seja ela pública ou privada. O objetivo era reduzir o índice de criminalidade no transporte coletivo da capital.

No veto, o prefeito ressalta que a iniciativa legislativa invade a competência do executivo municipal, já que gerir contratos é obrigação da Prefeitura de Manaus, e caso fosse aceita, interferiria nos documentos em vigor.

“A lei de iniciativa parlamentar, ainda que com a pretensão de promover melhorias na segurança dos usuários do transporte público coletivo, não pode criar obrigação não prevista nos correspondentes contratos de concessão em vigor”, diz o texto do veto.

Com o veto, o projeto volta para CMM e os vereadores votam novamente, para decidir se aceitam ou não o veto. Caso o veto não seja aceito, a lei pode passar por mudanças e voltar para sanção da Prefeitura de Manaus.

Em entrevista à CBN Amazônia, na manhã desta quarta-feira (2), o vereador Lissandro Breval disse que ficou triste com o veto do executivo municipal. Ele afirmou, ainda, acredita que a CMM vai manter o veto após a decisão do prefeito.

“Eu acho muito difícil, pois a própria liderança do prefeito vai dar esse direcionamento [de manter o veto]. Eu quero deixar claro, não sou contra o prefeito, sou do partido dele. Mas sou parlamentar, sou representante da população. Temos mais de 3 mil assaltos por ano. É pensar fora da caixa, usar a tecnologia com objetivo de criar um transporte público mais seguro”, disse o vereador à CBN.

— Foto: Jucélio Paiva/Rede Amazônica

Por g1 AM

Publicidade

Leia mais

Indignados, David e Rotta desmontam dossiê fantasioso vazado às vésperas da eleição

elayne

Presidente da Aleam, Roberto Cidade ressalta importância do debate sobre Segurança Pública durante ‘1º Seminário de Segurança Inovadora’

elayne

De olho nas eleições, Bolsonaro prepara reforma ministerial

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais