Conexão Amazônica
GERALPROJETO

Projeto sobre usinas fotovoltaicas vence etapa do Pré-CEP em Parintins

Publicidade

Com o projeto “Implementação de usinas fotovoltaicas nas comunidades ribeirinhas”, a equipe liderada pelo engenheiro eletricista Mateus Maciel Alves conquistou o 1º lugar na etapa preliminar do Congresso Estadual de Profissionais (CEP), realizada nos dias 11 e 12 de junho no município de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus). O grupo vai representar a Ilha da Magia na etapa estadual do CEP, que ocorrerá de 13 a 15 de agosto, em Manaus, durante a programação do I Congresso de Engenharia, Agronomia e Tecnologia do Amazonas (CENATEC), no Studio 5 – Centro de Convenções.

O engenheiro explicou a motivação por trás do projeto apresentado no Pré-CEP.
“Escolhi esse tema porque acredito que a energia solar é uma solução viável e de baixo impacto ambiental para atender populações que ainda vivem sem acesso regular à eletricidade”, destacou Mateus.

Além de reduzir a dependência de combustíveis fósseis, ele pontua que as usinas fotovoltaicas promovem inclusão social, melhoram a qualidade de vida e ampliam oportunidades nas áreas de educação, saúde e geração de renda nessas comunidades.
“Essa vitória reforça a urgência de investir em tecnologias sustentáveis que respeitem o meio ambiente e valorizem a realidade local da região do Baixo Amazonas”, analisou.

Mateus contou com a parceria de Paulo José Viana da Silva e Pamela Marinho da Silva, estudantes de engenharia civil na Unopar, além de Angela Siqueira, gestora de saúde pública.

Promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM), o Pré-CEP tem como objetivo fortalecer o diálogo técnico entre profissionais, estudantes e o Conselho, além de preparar propostas para o Congresso Estadual de Profissionais. A etapa preliminar já passou pelos municípios de Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Manacapuru.

As próximas edições ocorrerão nos municípios de Tefé (9 e 10 de julho), Tabatinga (23 e 24 de julho), Coari (30 e 31 de julho), encerrando em Humaitá (6 e 7 de agosto).

A presidente do Crea-AM, engenheira de pesca Alzira Miranda, destacou a importância de interiorizar as ações do Conselho:

“Levar o Pré-CEP a Parintins é uma forma de reconhecer e valorizar os profissionais que atuam nos municípios do interior. São eles que enfrentam os maiores desafios estruturais e também têm as propostas mais conectadas com a realidade local. O Crea-AM acredita na engenharia como ferramenta de transformação social, e é ouvindo esses profissionais que vamos construir políticas mais eficazes”, afirmou.

Palestras
Durante a programação, os participantes também acompanharam palestras voltadas ao desenvolvimento profissional, como “Decisões de carreira: Indústria, Consultoria, Empreendedorismo ou Academia?”, ministrada pela engenheira civil e diretora administrativa do Crea-AM, Érika Pinheiro, e “Energia solar: benefícios e oportunidades para profissionais no Sistema Confea/Crea”, apresentada pelo engenheiro eletricista e diretor financeiro do Crea-AM, Márcio Menezes.

Foto: Divulgação

Publicidade

Leia mais

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 5,5 milhões

Elaine Marques

Governo do Amazonas reinaugura unidade do Prato Cheio no Jesus Me Deu

Elaine Marques

Tardezinha na Casa de Praia Zezinho Corrêa recebe banda de pagode manauara

Elaine Marques

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais