Conexão Amazônica
DESTAQUEEVENTO

Próxima edição da Feira Internacional de Vinhos na Amazônia já tem data marcada

Publicidade

Diante do sucesso de público e crítica da 5ª edição da Feira Internacional de Vinhos na Amazônia (FIVA), encerrada no último final de semana em Manaus, os organizadores já anunciaram as datas da edição de 2025: dias 23 e 24 de agosto.

Segundo Gizelly Rebelo, CEO e organizadora do evento, a edição deste ano superou as expectativas, com um balanço extremamente positivo e aumento de 20 a 30% na geração de novos negócios, durante, e principalmente após o evento.

Publicidade

“A previsão de atrair 300 convidados por noite foi superada logo no primeiro dia. A FIVA tem se destacado não apenas como uma feira de degustação, mas como um circuito promocional e institucional para fomentar o relacionamento entre produtores e compradores”, afirmou.

Gizelly também destacou a grande participação de compradores de estabelecimentos como supermercados, hotéis e restaurantes, que puderam conhecer e interagir diretamente com os produtores de vinhos e a atração de novos parceiros, como o Sicredi e o Boticário, fortalecendo ainda mais o evento.

Preferência dos consumidores

Vinhos e espumantes leves, com teor refrescante e que podem ser apreciados junto com frutas e alimentos leves são a principal procura em adegas especializadas em Manaus. Por vivermos em um ambiente predominantemente quente o ano inteiro, especialistas apontam que os consumidores não abrem mão de unir os sabores sofisticados à refrescância.

O comportamento foi comprovado durante a 5ª edição da Feira Internacional de Vinhos na Amazônia (FIVA), que aconteceu em Manaus nos dias 22 e 23 de agosto, quando mais de 900 rótulos puderam ser degustados por apreciadores de vinhos e profissionais da área.

Giuliano Perini, proprietário da importadora São Segala e Perini, que atua há 15 anos no Brasil e tem sede em Curitiba, apresentou no evento, dentre outros rótulos, o Vinho Porta 6 Verde, que é vinho verde produzido em Portugal e que pode ser servido gelado. “Ele harmoniza muito com peixes e alimentos regionais”, afirmou. 

Para as comemorações de final de ano, Giuliano indica o vinho Brutalis, que é tinto, tem uma composição mais complexa e pode ser harmonizado com as comidas servidas habitualmente nas ceias.

A vinícola Nova Aliança, que foi inaugurada há uma semana em Manaus, destaca o espumante Wave Moscatel Rosé, um dos mais premiados do ano passado. A bebida, com sabor doce e refrescante, pode ser comprada por R$ 80 a garrafa em lojas especializadas. Durante a FIVA, os consumidores fizeram filas para degustar o produto.

Para os apaixonados pelo vinho tinto, um dos destaques da FIVA foi o Vinho Pizzato DNA 99 Merlot. Esse é produzido no Brasil, naregião da Serra Gaúcha. Para chegar à qualidade oferecida aos consumidores, a bebida amadureceu em barricas de carvalho durante 14 meses.

Boa Vista

Além da próxima edição em Manaus, André Ramos, CEO e também organizador da FIVA, anunciou que já está confirmada a realização da primeira edição do evento em Boa Vista (RR) em abril de 2025.

“O evento é único na Região Norte e agora nos preparamos para ultrapassar as fronteiras do Estado. Em Manaus, já estamos avaliando um espaço maior para ampliar a feira e os serviços no próximo ano, atraindo mais profissionais e entusiastas de todo o Brasil”, ressaltou.

Com o sucesso crescente e a consolidação da FIVA como a principal plataforma para o mercado de vinhos na Amazônia, Ramos acrescenta que ainda neste ano também estão programados encontros e degustações promovidas em parceria com a Associação Brasileira de Sommeliers (ABS), entidade da qual é vice-presidente, voltados para o público e consumidores finais.

Publicidade

Leia mais

Bancos promovem mutirão de negociação financeira até 15 de abril

elayne

Sindarma alerta que AM poderá enfrentar nova seca recorde em 2024

elayne

Prefeito entrega 150 títulos definitivos de posse para moradores de comunidade da zona Norte

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais