Conexão Amazônica
DESTAQUESAÚDE

Puberdade precoce: especialistas da Afya alertam sobre sinais, causas e quando buscar ajuda médica

Publicidade

 

 

A infância tende a ser uma das fases mais bonitas da vida, quando é possível brincar, aprender e crescer no seu próprio tempo. Em alguns casos, entretanto, essa etapa pode ser interrompida por transformações que chegam antes da hora. É o caso da puberdade precoce, uma condição que preocupa pais e especialistas, por antecipar mudanças hormonais em crianças.

A puberdade precoce é caracterizada, nas meninas, pelo surgimento de mamas ou pelos pubianos antes dos 8 anos de idade. Já nos meninos, o aumento do volume testicular ou o aparecimento de pelos pubianos antes dos 9 anos pode ser um sinal de alerta. A condição está relacionada ao aumento antecipado dos hormônios sexuais no sangue e pode ter causas genéticas, orgânicas ou ambientais.

Segundo a médica Luciana Corrêa, coordenadora nacional do curso de pós-graduação em Endocrinologia Pediátrica da Afya Educação Médica, a puberdade precoce deve sempre ser investigada. “Sempre que a puberdade se manifesta antes da idade considerada normal, é necessário verificar a causa. Se houver avanço da idade óssea e risco de comprometimento da estatura final, o tratamento é indicado, na maioria desses casos”, explica.

A especialista também destaca os impactos emocionais do diagnóstico, tanto para as crianças quanto para os pais. “É o mesmo que um corpinho de adulto com uma mente de criança. Essa diferença pode gerar imaturidade psicológica e sofrimento emocional”, comenta.

Além da questão emocional, a médica alerta para possíveis consequências físicas. Entre elas, a menstruação precoce, que, segundo estudos, está associada a um risco aumentado de câncer de mama no futuro. “Além do risco de câncer nas pacientes do sexo feminino, em ambos os sexos a altura adulta pode ser afetada”, ressalta.

Para o endocrinologista pediatra e professor do curso de pós-graduação da Afya em Manaus, Cristiano Castanheiras, o diagnóstico precoce é essencial para definir o tratamento adequado. “A puberdade precoce pode ter causas variadas, como distúrbios hormonais, predisposição genética, obesidade ou até tumores no sistema nervoso central. O tratamento vai depender da origem identificada. Em muitos casos, usamos medicamentos que bloqueiam temporariamente a progressão da puberdade, permitindo que a criança retome um ritmo de desenvolvimento compatível com a sua idade”, explica.

Exames de imagem como ultrassonografia e ressonância magnética, além de avaliações hormonais e da idade óssea por raio-X, são utilizados para confirmar o diagnóstico. “A orientação é que os pais procurem avaliação médica sempre que notarem mudanças corporais fora da faixa etária esperada. O acompanhamento com um endocrinologista pediátrico pode garantir um desenvolvimento saudável e prevenir impactos físicos e psicológicos a longo prazo”, reforça Cristiano Castanheiras.

Atendimento – A Afya Educação Médica desenvolve em Manaus um programa de atendimento médico gratuito em várias especialidades, incluindo Endocrinologia Pediátrica. A ação faz parte das atividades práticas dos cursos de pós-graduação. O atendimento acontece, todo mês, na sede da Afya Educação Médica, na avenida André Araújo, 2767, bairro Aleixo. “Com essa iniciativa, os médicos estudantes de pós-graduação, conseguem tratar casos reais”, explica a diretora da unidade, Suelen Falcão.

Em Manaus, a Afya Educação Médica oferece uma estrutura premium, incluindo sete salas de aula, 18 ambulatórios e duas salas para pequenos procedimentos.

Publicidade

Leia mais

“Zera Dívida”: Águas de Manaus lança campanha de negociação para clientes a partir desta segunda (04)

Daly Ruiz

Secretário vai à Câmara e apresenta perícia que comprova farsa de vídeo. Documento é entregue à polícia e ao MP

elayne

Dia do Estagiário: a importância da função e a influência na formação profissional

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais