Qual a comissão da imobiliária no aluguel?
Entenda as principais questões acerca do pagamento da comissão da locação do imóvel à empresa.
A comissão paga à imobiliária em Manaus gera inúmeras dúvidas para quem pretende alugar um imóvel, seja ele uma casa, um apartamento ou uma sala comercial.
Os questionamentos mais comuns acerca do assunto envolvem a porcentagem estipulada e quem realiza o pagamento.
No entanto, para que essa questão seja esclarecida, é necessário — antes — entender o papel da administradora diante da locação do imóvel e como funciona o processo de aluguel.
Função da imobiliária na locação
Durante o processo de locação do imóvel, a imobiliária firma uma autorização de locação (mandato) com o proprietário, a fim de documentar e definir as obrigações de ambas as partes em relação ao aluguel. Se trata de uma espécie de contrato firmado entre os interessados.
A partir desse momento, a administradora passa a atuar como representante legal do locador e tem a responsabilidade de encontrar um locatário cuidadoso, responsável e que entregue o imóvel nas condições em que o recebeu.É a imobiliária quem irá identificar quais interessados seriam mais indicados para o imóvel que está disponível.
Ou seja, a imobiliária deve agir como se o imóvel a pertencesse e, com diligência, reunir todas as documentações e informações sobre o potencial inquilino, operando com cautela para assegurar que a locação seja benéfica tanto para si mesma quanto para o proprietário e, ainda, garantir que não haverá prejuízos do início do contrato de aluguel até a rescisão final.
No decorrer da locação, a administradora também deve monitorar o pagamento mensal do inquilino e, após o encerramento, cabe a ela consultar débitos de energia elétrica e água, além de realizar cobranças — se for preciso — judiciais ou extrajudiciais.
Responsabilidade do locatário na locação administrada pela imobiliária
Por outro lado, o proprietário do imóvel tem a obrigação de disponibilizar a documentação completa do imóvel, bem como todas as informações necessárias.
Também cabe a ele a responsabilidade de entregar o imóvel em condições favoráveis para habitação, com energia elétrica, água e outros itens essenciais para que o locatário entre e não haja nenhum problema.
Processo de locação
Diferentes do que muitas pessoas acreditam, o processo de locação do imóvel é iniciado muito antes da assinatura do contrato.
Há diversos pontos a serem averiguados, sendo necessário analisar, inclusive, a conformidade do imóvel e das cláusulas do contrato com as regras estabelecidas pela Lei do Inquilinato, a fim de evitar problemas judiciais.
Após contratar a imobiliária e garantir que o imóvel esteja habitável, há outras etapas a serem desbravadas.
Definição de preço
É importante ressaltar que determinados critérios são considerados no momento da definição do valor do aluguel de apartamento em Manaus, assim como dos outros tipos de imóveis.
O cálculo leva em conta a localização do imóvel, o valor do condomínio e do IPTU, uma porcentagem do valor de venda, a média de preços praticados pelo mercado, etc.
Fotos para os anúncios
As fotos são a primeira impressão que um possível locatário terá do imóvel, portanto devem ter uma boa resolução, assim como uma iluminação satisfatória e um ângulo que favoreça os cômodos.
Divulgação do imóvel
A divulgação do imóvel é um dos pontos mais importantes desse processo é deve levar em consideração os melhores canais para esse fim. Hoje em dia, a internet tem sido o meio mais utilizado, sobretudo os portais especializados em venda e locação de imóveis.
Análise de perfis
Após receber as ofertas de locação, é o momento de analisar os perfis dos potenciais locatários, tanto em relação às necessidades apresentadas por eles quanto à renda que eles possuem.
Visita ao imóveis
A partir dessa fase o intermédio da imobiliária se torna ainda mais importante, visto que uma administradora eficiente garante aos proprietários a segurança necessária para que não haja nenhum tipo de golpe ou outro risco ao dono do imóvel.
Análise da documentação
As documentações precisam ser analisadas com muita atenção e ter o suporte da imobiliária faz com que o dono não precise se preocupar com toda a burocracia envolvida.
Ainda, há a confirmação da garantia locatícia, a vistoria de entrada de locação de imóveis, celebração do contrato de locação e, por fim, a entrega das chaves.
Valor recebido pela imobiliária de comissão sobre o aluguel
O CRECI (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis) é bem específico ao determinar os valores de comissão a serem recebidos pelo corretor responsável por efetivar a locação.
Segundo o CRECI-SP, ele equivale ao valor de um aluguel — normalmente o primeiro — e, em relação de aluguel por temporada com limite de 90 dias, a comissão corresponde a 30% da quantia paga ao proprietário do imóvel.
Entretanto, essas não são as únicas possíveis comissões existentes. Também há comissão para o gerenciamento e a administração do imóvel, estas, variam entre 8% e 10% sobre o valor do aluguel, além de encargos a serem recebidos que não poderão ser menores que R$50,00, sendo de 5% a 10% para locatários com cartela imobiliária, comprovadamente, maior que R$ 100 mil mensais.
Quem paga a comissão referente à locação?
Ainda que o corretor de imóveis se relacione mais com o locatário do que com o locador, a comissão é paga pelo proprietário.
Isso porque o locador não contrata a imobiliária, somente utiliza a cartela de imóveis disponíveis para aluguel e o atendimento do corretor para encontrar o imóvel que mais se adeque às suas necessidades.
Já o dono do imóvel, faz a contratação da imobiliária para realizar a divulgação do imóvel e alugá-lo.
Quando a comissão é paga?
O pagamento de comissão só é realizado mediante a efetivação do contrato de locação, ou seja, quando o imóvel for oficialmente alugado.
Do contrário, ainda que o corretor tenha prestado todas as etapas do serviço e, na fase final, ele não tenha sido concluído, nenhum tipo de pagamento referente a esse processo será efetuado.
E se mais de um corretor estiver envolvido no processo de locação do imóvel?
Caso haja dois ou mais corretores envolvidos em todo o processo de locação do imóvel, a comissão terá que ser dividida igualmente, de acordo com as determinações estabelecidas pelo Código Civil. Isso só será diferente se houver acordo prévio documentado.
Fonte: Encrypted