Conexão Amazônica
GERAL

Qual a importância de vacinar os animais de estimação?

Publicidade

A especialista ressalta que a vacinação deve ocorrer para impedir doenças graves, garantir vida saudável e evitar problemas com o bem-estar animal.

Os animais de estimação ganham cada vez mais espaço e importância na sociedade, sendo tratados como amigos ou membros da família, que fazem a alegria dos lares onde vivem e transformam a vida das pessoas que com eles convivem. Este forte laço afetivo, faz com que, naturalmente, os tutores demandem cuidados especiais para seus pets, principalmente de saúde e de estética animal.

É preciso reafirmar que a vacinação de animais é uma atribuição exclusiva do profissional de Medicina Veterinária, legalmente habilitado e inscrito no Sistema Conselho Federal de Medicina Veterinária – CFMV e Conselhos Regionais de Medicina Veterinária – CRMVs, conforme a resolução nº 1321 de 24 de abril de 2020, emitida pelo CFMV.

A Médica Veterinária Jéssica Antunes – CRMV 1131, Responsável Técnica do Pet Sam – Pet Shop e Consultório Veterinário, esclarece dúvidas sobre a importância da vacinação de cães e gatos, e como proceder em tempos de pandemia e restrições sociais, para que não se perca este importante compromisso do calendário de saúde pet.

“A vacinação deve ocorrer para impedir doenças graves, garantir vida saudável e evitar problemas com o bem-estar animal, portanto, verifique se quem se apresenta como uma pessoa capacitada para indicar ou aplicar algum tipo de medicação ou vacina, de fato é um Médico Veterinário ou Médica Veterinária através do número de inscrição do CRMV, pois além de crime, por exercício ilegal de profissão, atendimentos clandestinos podem causar diversos danos à saúde dos pets”, orienta Jéssica Antunes.

A vacinação dos bichinhos de estimação é importante em todo o tempo, pois assim como os seres humanos necessitam de imunização, os animais também precisam. Os tutores devem acompanhar com atenção as datas de vacinação, pois este é o mecanismo de prevenção de saúde dos seus pets.

“É preciso lembrar, que além de proteger o próprio bicho de estimação, a vacinação também tem relação com a saúde humana, pois existem vacinas específicas para evitar que determinadas doenças sejam transmitidas para os seres humanos, como por exemplo, a raiva. Outro fator a ser destacado, tem referência com a proteção de outros animais, no sentido de impedir surtos de doenças. Para direcionar o cronograma de vacinação, é importante que os tutores acompanhem as datas através de uma caderneta de vacinação”, observa Jéssica Antunes.

A medida correta é consultar um profissional de Medicina Veterinária, onde será realizada uma avaliação e a verificação das necessidades de cada pet.

“Os calendários de vacinação para cães e gatos, assim como as doenças que as vacinas imunizam essas duas espécies de bichinhos de estimação, são totalmente distintos e devem seguir seus cronogramas específicos, explica a Médica Veterinária.

Diversas são as doenças que os cães ficam imunes com a vacinação, como por exemplo, Leptospirose, Hepatite Infecciosa Canina, Coronavírus Canino, Parainfluenza Canina, Parvovírus Canino, Adenovírus Canino Tipo 2, Cinomose, Gripe Canina, Giardíase, Raiva e Leishmaniose. Já os gatos, são imunizados de Chlamydia Psittaci, Rinotraqueíte, Panleucopenia Felina e Calicivirose, entre outras.

O Pet Sam – Pet Shop e Consultório Veterinário segue rígidos protocolos e orientação de saúde, tendo horário de funcionamento de segunda a sábado das 08 às 17h Informações e agendamentos (92) 98152-2998 e 3302-3624. Para saber das promoções, visite as redes sociais: @PetSam2019 (Facebook) e @pet_sam_pets (Instagram)

Publicidade

Leia mais

Corpo de Bombeiros combate incêndio de grande proporção em edificação de quatro andares no bairro Nova Cidade

elayne

Prefeitura cria ferramenta para coleta eficaz e segura de dados relacionados à saúde

elayne

Prefeitura realiza reunião de alinhamento para segunda fase de campanha de combate ao trabalho infantil

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais