As lentes são uma opção de tratamento em casos de queixa em relação ao formato, tamanho, estrutura e alteração na cor dos dentes
Ter um sorriso bonito, com dentes brancos e alinhados é o sonho de muita gente. Para quem está em busca do tratamento para alcançar esse objetivo, as facetas de porcelana são uma boa opção. Formada por finas lâminas de porcelana que são colocadas sobre a superfície frontal dos dentes, o tratamento tem como objetivo melhorar sua forma, cor e tamanho. Segundo a ortodontista Silvia Valentim, franqueada da Oral Sin, o tratamento é indicado para a melhoria da diastema (espaço entre dentes), até o restauro de dentes que sofreram algum trauma.
Conhecidas também como lentes de contato dental, elas podem corrigir imperfeições dentárias, como dentes manchados, desgastados, desalinhados ou com espaços entre eles. A estrutura feita em porcelana é recomendada para diferentes casos, como: restauração de dentes fraturados ou lascados, complementar ao tratamento ortodôntico, correção da coloração alterada na dentição — como manchas no esmalte dentário, ajuste no espaço dental extra, correção de ângulos, aumento do comprimento ou da largura dos dentes e acerto do contorno dos dentes.“Nesses casos, o preparo dental é mínimo, ou até mesmo ausente, e as lentes são coladas por meio de uma técnica adesiva, tendo grande longevidade, quando bem executado, entre 10 e 15 anos. É um tratamento que requer acompanhamento e é muito procurado atualmente”, afirma a dentista. Já as facetas são semelhantes às lentes de contato, porém elas são mais espessas, sendo o preparo dental maior para corrigir queixas como as citadas acima, além das alterações na cor nos dentes.
Existem também facetas em resina, porém o material possui limitações quando comparado à porcelana, sendo eles o desgaste e alteração de cor devido à porosidade e composição do material. “Já as facetas ou lentes de contato dental de porcelana possuem maior longevidade pela resistência ao desgaste e estabilidade de cor. É um tratamento estético sofisticado, podendo ser realizado no fluxo digital no qual a boca é escaneada e as facetas são fresadas em uma máquina específica, o que justifica seu alto custo”, explica a profissional.
Não existe regra e nem idade para colocar as lentes, porém a dentista explica que é indicado para maiores de 18 anos: “esse procedimento virou febre, com uma procura cada vez maior”, afirma Silvia.
Sobre a Oral Sin
Referência em implantes dentários, a Oral Sin é uma rede de clínicas odontológicas que está no mercado há duas décadas proporcionando conforto e segurança aos seus pacientes. Fazendo parte do Grupo OdontoCompany a rede possui mais de 500 unidades e está presente em todos os estados do Brasil. A Oral Sin realiza cerca de 30 mil tratamentos por mês, o que a coloca como a nº1 do país em implantes dentários.