Conexão Amazônica
GERAL

Quem é Brubeyk do Nascimento, preso no AM suspeito de negociar com outros países ouro extraído em terras indígenas

Publicidade

Nesta quarta, a Polícia Federal realizou três operações no país. Brubeyk do Nascimento é citado em todas.

Brubeyk do Nascimento foi um dos alvos das três operações da Polícia Federal, deflagradas no Amazonas e em outros estados, na manhã desta quarta-feira (20). O homem é suspeito de negociar com outros países ouro extraído ilegalmente em Terras Yanomami.

Nesta quarta, a Polícia Federal realizou três operações no país. Brubeyk do Nascimento é citado em todas:

As três operações investigam o garimpo e comércio ilegal de ouro do Território Indígena (TI) Yanomami e cumprem, ao menos, quatro mandados de prisão e outros 48 de busca e apreensão no DF e em 8 estados: RR, GO, AM, DF, TO, SP, MG, RN e PA.

Segundo as investigações, o minério de ouro extraído de garimpos ilegais na Terra Yanomami e da Venezuela era comercializado no exterior. A suspeita é que a ação ilegal movimentou quase R$ 6 bilhões.

Entre os alvos está Brubeyk, que foi preso em um condomínio de casas de luxo em Manaus. Ele é o único alvo em comum nas operações Emboabas, Lupi e Eldorado.

De acordo com a PF, Nascimento teria montado um esquema de remessas ilegais para negociar no exterior o ouro extraído em garimpos ilegais na TI Yanomami.

Nascido em Goiás, Brubeyk é formado em engenharia mecânica pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), em São Paulo. Após a formação, ele morou em diferentes cidades, incluindo Manaus e municípios no Pará.

Brubeyk exibe uma rotina comum de uma pessoa de classe média que compartilha a vida nas redes sociais.

Sem compartilhar viagens de luxos ou viagens para lugares paradisíacos, ele mostra interesse por carros antigos, churrasco com os amigos e idas a restaurantes.

Fotos com a família também estão entre as postagens que ilustram o dia a dia do goiano.

No entanto, a vida de Brubeyk começou a mudar quando ele foi preso pela primeira vez no Aeroporto de Manaus, em 2020. Segundo a PF, Nascimento tentou embarcar ilegalmente para os Estados Unidos, junto com dois norte-americanos, com 35 kg de ouro.

Quando foi preso, na manhã desta quarta-feira (20), ele tinha mandados de prisão abertos por três estados: Amazonas, Roraima e Tocantins.

— Foto: Reprodução/Redes Sociais

Por g1 AM

Publicidade

Leia mais

Academia promove aulão ao ritmo de Boi Bumbá, como ‘esquenta’ para o Festival de Parintins

elayne

Últimos dias: Com 40 vagas, Programa de Trainee da Aegea tem inscrições abertas até dia 24

elayne

Caso Samarco: DPU e instituições pedem condenação no valor de R$ 100 bi por dano moral coletivo

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais