Conexão Amazônica
SAÚDE

Quilombo São Benedito receberá ação de saúde da Prefeitura de Manaus com foco no combate à hipertensão

Publicidade

Com foco no combate à hipertensão arterial, a Prefeitura de Manaus promoverá uma ação de saúde no Quilombo do Barranco do São Benedito, no bairro Praça 14 de Janeiro, zona Sul, no próximo sábado, 13/5, das 8h às 12h. A realização é da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), como parte de uma programação alusiva ao Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial (26 de abril) e ao Dia Mundial da Hipertensão Arterial (17 de maio).

Na ação, as equipes do Distrito de Saúde (Disa) Sul da Semsa vão oferecer acolhimento/triagem, consultas clínicas e de enfermagem, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e HIV, atualização de Cartão Vacinal e avaliação neuromotora para encaminhamento para Doppler vascular periférico. Haverá ainda palestras sobre alimentação saudável e valorização da vida, e orientações sobre saúde bucal, com a distribuição de kits de higiene.

Publicidade

O público-alvo da iniciativa é a população autodeclarada quilombola que vive na comunidade tradicional da Praça 14 e também pessoas afro-brasileiras de outros bairros da capital. A chefe da Divisão de Promoção de Equidade às Populações Vulneráveis da Semsa, Ana Mádria Fonseca, aponta que a etnia negra é um fator de risco para a hipertensão arterial, tornando essa parcela da população mais suscetível a desenvolver a condição.

“A hipertensão arterial sistêmica (HAS) tem prevalência nas comunidades quilombolas variando de 38,4% a 45,4%, um índice maior que o da população do Brasil em geral, que era de 26,3% em 2021. Essas comunidades estão ainda inseridas num contexto de vulnerabilidade social, influenciando diretamente a assistência à saúde e o desenvolvimento de doenças crônicas, sendo a HAS uma das mais relevantes que afetam essa população, possivelmente ligada a fatores genéticos”, assinala.

De acordo com dados do sistema e-SUS, 25 das 44 famílias reconhecidas como afrodescendentes e descendentes de escravos em Manaus são quilombolas e residem no Quilombo de São Benedito. Surgida há mais de 130 anos, a comunidade da zona Sul foi o segundo quilombo urbano reconhecido no Brasil, título concedido pela Fundação Cultural Palmares no ano de 2014.

Ana Mádria destaca que a ação no Quilombo do Barranco de São Benedito integra as iniciativas promovidas pelas equipes de Atenção Primária à Saúde (APS) da rede municipal para sensibilizar a população negra e quilombola acerca da importância do cuidado e do acompanhamento em saúde.

“A Semsa tem investido esforços no sentido de ampliar as ações de atenção e promoção de saúde voltadas a esses segmentos, seja por meio de estratégias diferenciadas de acolhimento nas unidades básicas de saúde, seja por meio de ações de atenção e vigilância in loco nos territórios localizados em regiões que concentram grandes parcelas de pessoas, inclusive a população quilombola”, explica.

Hipertensão

A hipertensão arterial é uma condição caracterizada pela pressão arterial (PA) em nível igual ou superior a 140 por 90mmHg, ocorrendo uma maior pressão exercida pelo sangue sobre as paredes das artérias. Em geral, a hipertensão não tem sintomas. Ao longo do tempo, quando não tratada, pode causar problemas graves de saúde, como doenças cardíacas, insuficiência renal e acidente vascular cerebral (AVC).

— — — 

– Jony Clay Borges / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa

Publicidade

Leia mais

Novembro Azul: Cem homens fazem exames para diagnóstico do câncer de próstata neste sábado

Daly Ruiz

FGV: idade, renda e sedentarismo são principais fatores para obesidade

elayne

Hepatite misteriosa em crianças não tem relação com a vacina contra a Covid-19, afirma infectologista da Hapvida

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais