Conexão Amazônica
POLÍTICA

Rafael Barbosa é o mais votado na eleição para defensor-geral do Amazonas

Publicidade

Votação ocorreu nesta sexta-feira, em formato híbrido, em todo estado; composição do eleitorado é feita pelos próprios defensores públicos de carreira

O defensor público Rafael Barbosa conquistou a maioria dos votos na eleição para o cargo de defensor público-geral do Amazonas. Ele obteve 58% da preferência entre defensoras e defensores que votaram no pleito.

Publicidade

A eleição para a Defensoria Geral ocorreu nesta sexta-feira, em todo o Amazonas, de 8h às 17h, de forma presencial e on-line. Entre os votantes, Rafael Barbosa recebeu 84 votos. Em segundo lugar ficou a defensora Caroline Souza, com 59 votos, seguida de Messi Castro, com 46 votos.

A composição do eleitorado é feita pelos próprios defensores públicos de carreira. Ao todo, 144 defensores e defensoras estavam aptos a votar. Todos votaram, ou seja, não houve abstenção na eleição.

“Foram dias de intensa campanha, em que discutimos projetos para a Defensoria, ouvimos propostas e colocamos nossas ideias para avaliação. Acreditamos que a democracia foi plenamente exercida nesta eleição e entendemos que os colegas acolheram as propostas que fortalecem a carreira e a expansão dos serviços da Defensoria”, disse Rafael Barbosa.

A lista tríplice será entregue ao governador do estado, Wilson Lima, a quem cabe a indicação do novo defensor-geral para o biênio 2024-2026. O prazo para a escolha é de 15 dias.

Conselho Superior

Além da votação para a Defensoria-geral, os defensores e defensoras também puderam escolher a nova composição do Conselho Superior da DPE-AM. Os eleitos foram:

Manuela Cantanhede Veiga Antunes
Eduardo César Rabello Ituassú
Thiago Nobre Rosas
Larisse Silva Oliveira
Gabriel Herzog Kehde
Inácio de Araújo Navarro
Murilo Rodrigues Breda
Renata Visco de Almeida

Cibersegurança

Para a Comissão Eleitoral, o pleito transcorreu conforme o planejado, com segurança e transparência.

Nesta eleição, a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) desenvolveu um sistema próprio de computação de votos (“Eleições DPE-AM”) que foi acompanhado, inclusive, pela empresa Clavis Segurança da Informação, especializada em cibersegurança e uma das maiores no seguimento da América Latina.

Entre as principais atribuições, a Clavis foi a responsável por auditar e certificar a segurança, autenticidade, integridade e a transparência do pleito.

Publicidade

Leia mais

Adjuto Afonso destaca importância do novo decreto da Operação Estiagem 2024

elayne

“Mulheres terão prioridade no Partido Liberal (PL)”, diz Alfredo Nascimento

elayne

Saiba como funciona a urna eletrônica?

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais