Conexão Amazônica
CAPACITAÇÃODESTAQUE

Reabertas as inscrições para a capacitação gratuita em projetos esportivos até 15 de abril

Publicidade

A Rede CT – Capacitação e Transformação fortalece iniciativas no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, ampliando o acesso à Lei de Incentivo ao Esporte

Profissionais e organizações que desenvolvem iniciativas sociais com foco no esporte têm uma nova oportunidade de qualificação. A Rede CT – Capacitação e Transformação, projeto dedicado à qualificação de empreendedores sociais esportivos para a utilização da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, reabriu as inscrições para a segunda turma de seu programa de formação voltado a Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que atuam com projetos esportivos. A primeira leva de inscrições aconteceu entre os dias 13 e 28 de março. A partir de 01 de abril com duração até dia 15, estão reabertas as inscrições que deverão preencher a segunda turma da capacitação. Os interessados podem se inscrever através do site https://capacitacaoetransformacao.org/selecao-ct.

Publicidade

Até o momento, o projeto recebeu 406 inscrições, abrangendo todos os 19 estados das regiões foco e o Distrito Federal, com a seguinte distribuição: 182 inscrições no Nordeste (44,8%), 119 no Norte (29,3%) e 105 no Centro-Oeste (25,9%).
Em levantamento realizado o projeto revela que 70% das organizações nunca atuaram com nenhum tipo de Lei de Incentivo, e 52% não possuem recursos suficientes para arcar com seus custos fixos, destacando a importância de iniciativas como a Rede CT para viabilizar projetos esportivos. No entanto, é inspirador notar que 39% das organizações já receberam prêmios ou menções honrosas por suas atividades, evidenciando o impacto positivo já gerado pelas iniciativas sociais esportivas.
Juntas, essas organizações atendem 1.123.480 pessoas em suas comunidades e contam com 9.099 profissionais atuando diretamente, sejam contratados ou voluntários, demonstrando a magnitude do trabalho realizado.

A Rede CT busca descentralizar o acesso aos recursos da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, garantindo que mais organizações das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste possam estruturar projetos e captar investimentos. Em 2024, seu primeiro ano de atuação, o programa formou 322 OSCs em 20 estados, beneficiando indiretamente 170 mil pessoas em 194 cidades, muitas delas em áreas de difícil acesso. As organizações atuam em diferentes setores, aliando o esporte à educação, cultura, meio ambiente e direitos sociais, atendendo públicos diversos, como crianças, mulheres, idosos, pessoas com deficiência, comunidades tradicionais e LGBTQIAPN+.

“Com os projetos elaborados na formação do ano I, somamos mais de 63 milhões de reais que podem ser captados e convertidos em desenvolvimento para estas regiões. Isso representa cerca de 27% do que foi movimentado financeiramente nestas regiões pela Lei de Incentivo ao Esporte nos últimos 3 anos”, conta Gigi Favacho, gerente de projeto Rede CT.
O projeto nasceu a partir da união do Instituto Futebol de Rua e da Rede Igapó, e tem como principal patrocinador o banco Itaú. Neste ano, também recebe o apoio da B3, a bolsa de valores brasileira.

Critérios de participação
Podem concorrer ao edital organizações da sociedade civil com projetos esportivos que tenham sede nas regiões Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal), Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins). São oferecidas duas vagas por organização.

Sobre o Projeto CT
O Projeto CT – Capacitação e Transformação é uma iniciativa do Instituto Futebol de Rua e Rede Igapó, além do patrocínio do Itaú e da B3. Seu objetivo é capacitar empreendedores sociais esportivos para o uso da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. A iniciativa auxilia programas que utilizam a prática esportiva como ferramenta de transformação social, atuando nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste – especialmente em comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Em 2024, 477 organizações participaram da capacitação, e 144 receberam mentoria. Em 2025, o projeto busca ampliar esse impacto, alcançando ainda mais representantes de OSCs.

Publicidade

Leia mais

Mega-Sena não tem ganhadores e prêmio acumula em R$ 6,5 milhões

elayne

Proposta de Roberto Cidade reconhece Utilidade Pública da Associação de Moradores da RDS do Juma, em Novo Aripuanã

elayne

Parceria entre Hemoam e Faculdade Martha Falcão Wyden mobiliza estudantes para doação de sangue

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais