Conexão Amazônica
SAÚDE

Recém-nascido com coronavírus morre aos 5 dias de vida em Natal

Newborn baby lies on its back surrounded by blankets in hospital bassinet with only its feet and ankle tracking bracelet in focus, photographed with shallow depth of field allowing for ad space.
Publicidade

Mãe do bebê estava na trigésima semana de gestação e apresentava quadro de hipertensão, diabetes, obesidade e síndrome respiratória a esclarecer

Um bebê prematuro testado positivo para a covid-19 morreu na aternidade do Hospital Dr. José Pedro Bezerra, na zona Norte de Natal, nesta terça-feira (8). O caso foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde de Natal nesta quarta-feira (8). A secretaria informou, ainda, que a mãe do bebê estava na trigésima semana de gestação e apresentava quadro de hipertensão, diabetes, obesidade e síndrome respiratória a esclarecer. Com essa morte, o bebê passa a ser a vítima mais jovem da covid-19 no Brasil.

Publicidade

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde de Natal, a paciente deu entrada na unidade no dia 2 de abril e foi mantida em isolamento para, posteriormente, ser realizada a cesárea.

Uma médica obstetra que acompanhou a cirurgia para retirada do bebê e pediu para não ser identificada relatou que o “swab” (amostras de secreção nasal) do recém-nascido foi “colhido com 7 horas de vida”. A médica alertou que todos os médicos, enfermeiros e profissionais da limpeza estavam paramentados conforme as normas de segurança hospitalar para a covid-19 e seguiam as regras de isolamento social.

“A equipe é toda protegida, não saímos do isolamento. Nós achamos estranho e só pode ser transmissão vertical (de mãe para filho). Estou achando estranho, se foi transmissão vertical, positivar com sete horas”, declarou a médica.

O bebê, porém, apresentava outros problemas de saúde que podem ter sido agudizados pela covid-19. Conforme relato de outro integrante da equipe médica que realizou o parto, ele nasceu com enterocolite, que é a necrose das alças intestinais por falta de oxigênio.

Os integrantes da equipe médica também relataram que a mãe do bebê deu entrada na unidade de saúde “espirrando e tossindo muito”. A paciente, que tinha eclâmpsia e por isso precisou passar pela cirurgia cesárea, também teve convulsões durante o procedimento cirúrgico.

O exame dela para o coronavírus foi realizado e aguarda a emissão do resultado pelo Laboratório Central da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Lacen/Sesap/RN). Atualmente, a genitora encontra-se em isolamento domiciliar. O Rio Grande do Norte soma 11 mortes por covid-19 e 261 casos confirmados da doença.

Fonte: R7

Publicidade

Leia mais

Tabagismo e coronavírus são combinação catastrófica, diz fundação

elayne

Mulheres da zona rural de Manaus começam a ser beneficiadas pela prefeitura com inserção de DIU

elayne

FHAJ Lab reúne startups e especialistas na saúde em Aula Inaugural

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais