Conexão Amazônica
SAÚDE

Recuperados da Covid-19: nove pacientes, tratados em Belém, Vitória, Uberaba e Recife, retornam a Manaus

Publicidade


Mais nove pacientes recuperados da Covid-19 retornaram a Manaus, na noite desta quinta-feira (11/02) e madrugada de sexta-feira (12/02). Eles haviam sido transferidos para outros estados, a partir da ação conjunta entre Governo do Amazonas e o Governo Federal, para dar continuidade ao tratamento contra o vírus. Eles desembarcaram no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e receberam assistência do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), em parceria com a Casa Militar, para o transporte até suas residências.

O primeiro voo, que veio de Belém (PA), chegou às 19h05 de quinta-feira e trouxe quatro pacientes. Eles são do município de Tefé, a 523 quilômetros de Manaus, e passaram por tratamento na capital paraense. Outros três voos chegaram de Vitória (ES), com dois pacientes; Uberaba (MG), com mais dois; e Recife (PE), com um paciente curado da Covid-19.

Entre os pacientes vindos de Uberaba está Alécio Martins, 50, que foi recebido pelos abraços da família, que o esperava ansioso. Ele falou sobre o significado da transferência e elogiou o tratamento que recebeu.

“A transferência significou para mim uma chance de vida. Em Uberaba fomos muito bem acolhidos por profissionais competentes e pessoas espiritualizadas, maravilhosas, de que cada gesto mostrava generosidade para conosco. Eu agradeço muito a Deus por isso”.

Outra recuperada da Covid-19 é Rai Cardoso, 43, que fez aniversário no dia 7 de fevereiro lutando contra o vírus. Rai é só gratidão a todos que fizeram parte da sua recuperação.

“Eu senti os sintomas e tentei o tratamento em casa, estava agravando a cada dia. Então fui para o Platão Araújo e lá eu tive essa oportunidade. Sou muito grata à direção do Platão por essa atenção conosco e ao Governo do Estado pela chance. No Espírito Santo tivemos um atendimento maravilhoso por toda equipe do hospital. Eu fiquei 19 dias e fui muito bem tratada. Agradeço a todos”.

Transferidos – Com o objetivo de desafogar o sistema e melhorar o atendimento na rede pública de saúde, o Governo do Amazonas deu início, no dia 15 de janeiro, à ação de transferência de pacientes acometidos de Covid-19. Atualmente, 542 pessoas já foram levadas a outros estados e ao Distrito Federal para receber tratamento contra o vírus. Até esta madrugada, já retornaram ao estado 200 pessoas recuperadas.

FOTOS: Mauro Neto/Faar

Publicidade

Leia mais

Casos de síndromes gripais crescem 135% no país e atingem 25 estados

elayne

Saúde realiza mais uma edição da campanha “Vacine Já” em supermercados de Manaus

elayne

Autocobrança excessiva na maternidade prejudica a saúde emocional das mulheres

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais