A volta às aulas presenciais no Colégio Martha Falcão era muito aguardada pelos alunos, que já contavam os dias para matar a saudade de rever os colegas de turma, os professores e retomar a rotina escolar. Apesar do receio, pais e responsáveis destacam que o cumprimento dos protocolos de higiene adotados pela instituição tem sido essencial para garantir tranquilidade e confiança a toda comunidade escolar.
“Ano passado, ficamos muito preocupados com a pandemia, mas acompanhamos que o colégio adotou todos os protocolos para evitar a propagação do vírus, observamos a preocupação com a higiene, distanciamento, além de todo o suporte oferecido aos alunos. E, nesse ano letivo, não foi diferente, isso trouxe segurança para a família”, disse a funcionária pública Marcela Braga Gonçalves Guedes, mãe de Leonardo, de 7 anos.
A confiança da mãe do aluno também se deu por conta do projeto de implementação do Ensino Remoto, Protocolo de Retorno e Ensino Híbrido do Colégio Martha Falcão durante a pandemia do Coronavírus ter sido vencedor no Prêmio Escolas que Inspiram 2020. “Fico muito feliz em saber que o meu filho estuda em uma instituição referência no país em adotar estratégias para a prevenção do Covid-19”, comenta Marcela, que também é ex-aluna da instituição.
O pai da aluna Celina, de 9 anos, o engenheiro de segurança do trabalho Marco Antonio Reis de Souza, avalia que o retorno às aulas tem sido muito gratificante. Ele acredita que o contato direto com a professora proporciona um aprendizado mais eficiente, além de poder interagir melhor com seus colegas de classe. Além disso, com a filha na escola é possível também estar presencialmente no seu local de trabalho.
“Desde a entrada, observamos que o Colégio Martha Falcão se preocupa com a segurança de todos, com medição de temperatura, fazendo uso de álcool em gel, tapetes sanitizantes, máscara, entre outros cuidados. Tudo isso me deixa com a certeza de que minha filha está em segurança”, avalia Reis.
A diretora das Instituições Nelly Falcão de Souza, a professora Nelly Falcão, destaca que, além da adoção das medidas, a participação da família é indispensável para um ambiente seguro. “É um trabalho em conjunto que nos permite evitar a propagação dos vírus e ainda acompanhar o desenvolvimento psicopedagógico dos nossos alunos”, apontou .
Enquanto a escola se planejou para diminuir a capacidade de alunos nas salas de aula, investiu em equipamentos de proteção, instalou pias móveis, disponibilizou álcool em gel e reforçou a limpeza de ambientes e superfícies, os pais as ensinaram sobre a importância da higiene: lavagem das mãos, não compartilhar objetos, usar máscara e álcool gel quando estiverem fora de casa.
Apesar das evidências científicas mostrarem que as crianças não possuem um papel importante na cadeia de transmissão, a professora Nelly aponta que enquanto toda a população não estiver imunizada é essencial que todos sigam as normas básicas de convivência social que foram criadas por conta da pandemia. “Porém, os pais e responsáveis de alunos do grupo de risco ou que não se sentem seguros em regressar no sistema presencial continuam recebendo as aulas remotas”, frisou.