Conexão Amazônica
EDUCAÇÃO

Reitor honorário da Universidade de Lisboa, António Nóvoa palestra para professores do projeto ‘Aula em Casa’

Publicidade

Roda de conversa é voltada para educadores das redes estadual e municipal de ensino

O doutor António Nóvoa, professor catedrático Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e reitor honorário da mesma universidade, é o convidado da segunda edição da roda de conversa “Diálogos Formativos”, que vai ao ar nesta quarta-feira (15/04), a partir do meio-dia, nos canais 2.2, 2.3 e 2.4 da TV Encontro das Águas. A atividade, realizada pelas secretarias de Estado de Educação e Desporto e Municipal de Educação (Semed-Manaus) – por meio do Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan) e da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), respectivamente –, terá como tema “Alunos on-line e professores off-line: Os desafios da escola e do professor no cenário de mudanças do século 21”.

A roda de conversa tem duração de 40 minutos e contará, ainda, com a participação do secretário executivo adjunto pedagógico da Secretaria de Educação, Raimundo Barradas; da professora Wilmara Monteiro, especialista em Informática e Educação e Educação a Distância; e da professora e diretora do Cepan, Ana Lucena, que ficará responsável por mediar o debate. Quem não conseguir acompanhar os “Diálogos Formativos” ao vivo terá nova oportunidade, também na quarta-feira, a partir das 16h10, no canal 2.5 da TV Encontro das Águas.

Com a parceria firmada entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus, integrando o projeto “Aula em Casa”, a roda de conversa deverá atender professores das redes estadual e municipal de Educação, que devem acompanhar e interagir nas transmissões.

Ana Lucena se disse honrada por António Nóvoa ter aceito o convite de participar dos “Diálogos Formativos”.

“O professor António Nóvoa possui uma fala muito clara e objetiva sobre os desafios no campo de formação dos professores, especificamente esses desafios da contemporaneidade. Ele é dono de um pensamento bastante apurado e atualizado sobre diversas áreas, como a História e Psicologia Educacional e Educação Comparada, compreendendo os processos de formação na Europa e América Latina e a partir dos diversos contextos sobre a formação de professores, para que, como coletivo de professores, consigamos compreender e aprofundar, da melhor maneira possível, a nossa visão sobre o campo da formação”, elogiou a diretora do Cepan.

De acordo com ela, ainda, durante a roda de conversa, especialistas discutirão sobre o reflexo da tecnologia digital na Educação. “Neste encontro, o objetivo é debater sobre essa mudança que, como pontua Nóvoa, já deveria ter acontecido na escola, mas que, agora, pelo contexto que se impõe, vai precisar de coragem para mudar e abertura para pensar novos processos de aprendizagem com o advento da revolução digital”, completou Ana Lucena.

Chefe da DDPM, Rita Esther de Luna explicou que a perspectiva é que, cada vez mais, professores, pedagogos, diretores e todos os envolvidos com a Educação participem das ações propostas pelas secretarias. “Nesta edição, teremos a oportunidade de receber o professor António Nóvoa para discutir conosco sobre possibilidades de mudança na Educação. Para nós, é uma experiência única de diálogo e de renovação de ideias”, destacou Rita.

Sobre os debatedores – Possuidor de um pensamento apurado e atento aos desafios do mundo da Educação na contemporaneidade, o professor António Manuel Seixas Sampaio da Nóvoa é doutor em Ciências da Educação (Universidade de Genebra) e em História Moderna e Contemporânea (Paris 4-Sorbonne). Ele é, ainda, autor de mais de 150 publicações, entre livros, capítulos e artigos, editados em 12 países. É embaixador da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), onde figura como Representante Permanente de Portugal desde 2018.Já a professora Wilmara Monteiro é especialista em Informática e Educação pela Universidade Estadual do Pará (Uepa); em Educação a Distância, pela Universidade Castelo Branco do Rio de Janeiro, em parceria com o Exército Brasileiro; e em Design Instrucional, pelo Centro Universitário Senac São Paulo. Atualmente, ela é diretora do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), na Secretaria de Estado da Educação e Desporto.

Meios de transmissão – Além das transmissões nos canais abertos da TV Encontro das Águas, os estudantes e professores das duas redes podem ter acesso aos conteúdos das rodas de conversa pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e no canal do projeto “Aula em Casa”, no YouTube.

FOTOS: Cleudilon Passarinho

Publicidade

Leia mais

Conquista acadêmica: Capes aprova dois novos cursos de doutorado da UEA

Daly Ruiz

Prefeitura promove 3ª edição do Circuito Saber Pró-Saeb em escola da zona Leste

elayne

Selo UNICEF participa do 7º Fórum Estadual da Undime Amazonas

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais