Conexão Amazônica
POLÍTICA

Relator da PEC do Orçamento de Guerra acata emendas de Eduardo Braga que redefinem atuação do Banco Central

Publicidade

O senador Eduardo Braga (MDB/AM) conseguiu incluir três emendas de sua autoria no relatório da Proposta de Emenda à Constituição do Orçamento de Guerra (PEC 10/2020), produzido pelo senador Antônio Anastasia (PSDB/MG) e lido nesta segunda-feira (13/04) em sessão remota da Casa. A matéria, já aprovada na Câmara dos Deputados, separa o Orçamento Geral da União dos gastos específicos no combate à Covid-19 e define atuação do Banco Central para garantir os recursos necessários à liquidez das empresas, entre outras medidas. O relatório de Anastasia deve ser votado na quarta-feira (15/04).

O parlamentar amazonense estabeleceu critérios de transparência que permitem a autoridade monetária negociar títulos privados, a exemplo de carteiras de créditos e certificados de depósitos bancários (CDBs), no mercado secundário, já que ela não poderá fazer diretamente com as empresas que os emitem, mas somente por meio de bancos e fundos de investimentos.

Publicidade

Em duas das três emendas apresentadas à PEC, Eduardo determina que o Congresso Nacional seja informado dessas operações. Numa delas, o senador define que caberá ao presidente da instituição prestar contas a senadores e deputados federais a cada 45 dias. “Isso ocorrerá de forma individualizada, incluindo condições financeiras e econômicas das operações, como taxas de juros pactuadas, valores envolvidos e prazos”, explica Eduardo na emenda. Anastasia reduziu, em seu relatório, o prazo para 30 dias.

Na outra emenda, o senador estabelece que o BC dispõe de todas as condições para custear a compra dos direitos creditórios e títulos privados de crédito sem necessidade de autorização do Ministério da Economia nem do aportes do Tesouro Nacional, sendo obrigado somente a informar imediatamente o Congresso Nacional.

Na terceira e última sugestão à PEC, Eduardo define quais ativos o Banco Central poderá negociar e em que mercados secundários (local e internacional). “A autorização dada neste parágrafo é apenas para cédula de crédito imobiliário, certificado de recebíveis imobiliários, certificado de recebíveis agrícolas, notas comerciais, cédula de crédito bancário e fundos de direitos creditórios”, informa.

Nesse item, o relator contemplou, ainda, as debêntures (títulos de renda fixa emitidos por empresas) não conversíveis em ações. Além disso, condicionou as negociações à avaliação de qualidade de crédito realizada por, pelo menos, uma das três maiores agências internacionais de classificação de risco.

Assessoria de imprensa (com informações da Agência Senado)

Publicidade

Leia mais

Vereador Peixoto prestigia sessão solene da CMM que homenageou os garis de Manaus

elayne

Dr.Pita irá propor a retomada da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer

elayne

PESQUISA PONTUAL – Amazonino mostra crescimento e vence David Almeida no primeiro e segundo turno

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais