Conexão Amazônica
GERAL

Renovação do CRP da Amazonprev garante acesso do Estado do Amazonas a empréstimos e repasses da União

Publicidade

O Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP), conferido à Fundação Amazonprev no último final de semana, torno o Estado do Amazonas apto a contrair empréstimos e repasses da União. O documento, que teve sua validade prorrogada por mais seis meses, é emitido pela Secretaria de Políticas de Previdência Social, do Governo Federal.

A certificação atesta que o ente federativo segue normas de boa gestão, de forma a assegurar o pagamento dos benefícios previdenciários aos seus segurados. O título é emitido semestralmente, e o Amazonas é um dos poucos Estados que nunca teve impedimentos para a concessão do certificado.

“A emissão do CRP é tão importante que, sem ele, o Estado fica impossibilitado de receber transferências voluntárias de recursos federais, bem como empréstimos e financiamentos”, observa o presidente da Amazonprev, André Luiz Zogahib.

Conforme o gestor, o CRP é uma comprovação de que o estado cumpre todas as normas federais relacionadas à gestão de um Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), e também de que mantém os recursos provenientes dos recolhimentos dos servidores em constante investimento, para que na hora da aposentadoria esses valores assegurem a cobertura previdenciária desse trabalhador.

“É como se fosse uma poupança que o segurado garante para o seu futuro”, pontua Zogahib.

Na análise da Secretaria de Políticas de Previdência Social são listados pelo menos 36 itens para que um estado esteja habilitado a receber o CRP. Um desses requisitos é o acesso ao segurado às informações do portal da transparência para o acompanhamento regular das finanças da instituição.

FOTO: Tácio Melo/Secom

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus fiscaliza locais proibidos de estacionar na zona Centro-Sul

elayne

Prefeitura disponibiliza 121 vagas de emprego nesta terça-feira,18/5

elayne

Instituto Butantan afirma que transmissão do coronavírus deve ocorrer até 2021 no Brasil

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais