Conexão Amazônica
CIDADES

Restaurantes e cozinhas populares da Seas retomam atividades presenciais de forma responsável

Publicidade

Os restaurantes populares do Novo Israel e Jorge Teixeira, administrados pelo Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), estão funcionando desde o último dia 15 de junho, seguindo as orientações do plano de reabertura responsável. Esses equipamentos socioassistenciais são direcionados para promover a segurança alimentar da população em situação de vulnerabilidade nutricional e alimentar, mas devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, estavam funcionando como ponto de entrega de alimentos.

A chefe da Gerência de Segurança Alimentar (Gsan) que integra o Departamento de Proteção Social Básica (DPSB) da Seas, Kalinny Alves, explica que manter o distanciamento social dentro dos estabelecimentos, tanto nas filas quanto nas mesas, respeitando o distanciamento mínimo de um metro e meio, é uma recomendação que vem sendo reforçada no processo de retomada das atividades.

Publicidade

“Existem outros aspectos importantes que estamos reforçando: estamos limitando o número de acesso de pessoas por vez para realizar refeição, demarcando mesas e cadeiras, afixando placas com avisos nas paredes com as instruções de higiene e boas práticas para usuários e colaboradores. Essas recomendações estão expostas numa linguagem simples e didática para que o usuário compreenda o seu papel individual e coletivo no combate ao novo coronavírus”, ressaltou.

Além destes cuidados, a Seas está reforçando o uso obrigatório de máscaras tanto para usuários quanto para os colaboradores nas dependências dos equipamentos. A lavagem das mãos com água e sabão está sendo assegurada nos locais de entrada e saída dos restaurantes e cozinhas. Todo um trabalho sobre a importância da lavagem frequente das mãos para colaboradores e usuários, nos lavatórios dos estabelecimentos, está sendo realizado pelas equipes da Seas nestes espaços.

Centro e Compensa – Os restaurantes do Centro e da Compensa retomam suas atividades no próximo dia sete de julho. A definição por esta data atende a um pedido das empresas patrocinadoras desses equipamentos, que solicitaram o funcionamento a partir desta data como forma de se preparar melhor para o fluxo de pessoas que procuram o serviço.

Reforço – A gerente de Segurança Alimentar Kaliny Alves explica que a secretaria está solicitando das empresas terceirizadas o reabastecimento de materiais de limpeza e conservação, bem como a manutenção de utilização de equipamentos de proteção individual (EPI´s) para os colaboradores. “Mas nossa preocupação também se estenderá aos ambientes, que serão bastante ventilados, e também para o reforço da limpeza especial com a desinfecção das superfícies mais tocadas, como mesas, cadeiras e maçanetas, após a refeição de cada usuário”, salientou.

Distanciamento social – Tanto nos restaurantes quanto nas cozinhas populares, o distanciamento social nas mesas e cadeiras, demarcando espaços alternados entre bancos disponíveis e bloqueados, está sendo adotado. Conforme a capacidade de cada estabelecimento, o número máximo de usuários presentes será controlado nos estabelecimentos.

Segurança Alimentar – Os restaurantes e cozinhas populares administrados pela Seas foram estruturados para atender a população em situação de vulnerabilidade nutricional e alimentar. Funcionando em áreas estratégicas de Manaus, que registram índices de carência alimentar, os restaurantes são frutos de Parceria Público-privada, enquanto as cozinhas, que servem sopas, são patrocinadas pelo Governo do Amazonas.

Nos restaurantes, as senhas são vendidas ao preço simbólico de R$ 1 no horário das 8h às 13h. O almoço começa a ser servido às 11h e se estende até às 14h, de segunda a sexta-feira.

As cozinhas funcionam de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 13h, para distribuição das senhas e as sopas são servidas no horário das 12h às 14h.

Endereços:

•Restaurante Popular Centro
Rua Joaquim Nabuco, 847 (antigo prédio do Sine)

•Restaurante Popular Novo Israeleditado Rua Bom Jesus, s/n°, entrada do Novo Israel (entre a Delegacia e o CAIC-Novo Israel)

•Restaurante Popular Compensa
Rua Izaurina Braga, 543, Compensa

•Restaurante Popular Jorge Teixeira
Rua Cássia Baiana, n°340, próximo à Escola Estadual Vasco Vasques, Jorge Teixeira

Cozinhas
Parque São Pedro
Rua Edwirges, s/n°, antiga Rua Plácido (Invasão da Carbrás), Parque São Pedro

•Rio Piorini
Alameda Rio Negro, s/n°, esquina com a Rua Amazonas, Rio Piorini

•Alfredo Nascimento
Rua Marcos Cavalcante, s/n°, esquina com a Rua 2, Alfredo Nascimento

Fotos: Miguel Almeida/Seas

Publicidade

Leia mais

Agentes da prefeitura fiscalizam micro-ônibus alternativos

elayne

Vias contempladas pelo ‘Requalifica’ recebem nova sinalização para segurança no trânsito

elayne

Prefeitura de Manaus trabalha na implantação de 170 metros de drenagem superficial na zona Norte

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais