Conexão Amazônica
CIDADES

Restaurantes e cozinhas populares do Governo do Estado disponibilizam 22 mil refeições e 32 mil litros de sopa em 17 dias

Publicidade

A Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) disponibilizou, no período de 13 a 30 de abril deste ano, cerca de 22,2 mil refeições nos quatro restaurantes populares e mais 32,5 mil litros de sopa nas cozinhas populares. Por conta da pandemia do Covid-19, esses locais estão funcionando como pontos de recebimento de refeições pelos usuários, conforme orientações do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Mundial de Saúde (OMS) para evitar a disseminação do coronavírus.

Do total de refeições servidas pelo projeto de restaurantes populares, que saem ao preço simbólico de R$ 1,00, o restaurante do Centro foi responsável por 5.500 unidades; o da Compensa, por 3.700; o do Jorge Teixeira, por 6.500; e o do Novo Israel, por 6.450. Subsidiadas pela iniciativa privada, por meio de uma parceria público-privada, as refeições ofertadas pelos restaurantes populares fazem parte do Projeto de Garantia do Direito à Alimentação, cujo cardápio inclui arroz, feijão, macarrão, salada e uma proteína variada (frango, carne, fígado, peixe e outras).

Quanto às sopas, servidas gratuitamente com o patrocínio do Governo do Amazonas, do total ofertado, a cozinha popular do bairro Alfredo Nascimento foi responsável pela concessão de 10.600 litros; a do Parque São Pedro, por 12.800 litros; e a do Rio Piorini, por 9.100 litros. Os sabores são variados: sopa de carne com verduras e legumes; carne, calabresa, verduras e legumes; carne, mocotó, verduras e legumes: de feijão, bucho, verduras e legumes.

As senhas para ter acesso às refeições, tanto nos restaurantes populares como nas cozinhas populares, começam a ser vendidas a partir das 8h, com prioridade para os aposentados e portadores de necessidades. As refeições são liberadas a partir das 11h.

Os restaurantes e cozinhas populares, coordenados pelo Seas, sob os cuidados do Departamento de Proteção Social Básica (DPSB), via Gerência de Segurança Alimentar (GSAN), voltaram a funcionar no dia 13 de abril. Por conta da disseminação do novo coronavírus, estavam com o atendimento ao público suspenso desde o dia 23 de março.

“A parada momentânea teve como objetivo a adequação dos serviços, para evitar que tanto os usuários como os servidores da Seas fossem contaminados pelo vírus”, informou a gerente de Segurança Alimentar da Seas, Kaliny Alves, lembrando que evitar a aglomeração de pessoas nesses locais foi fundamental para impedir a propagação do vírus da Covid-19.

A gerente assinala que o novo formato para a oferta do serviço foi bem aceito pelos usuários, que compreenderam o momento delicado por que todos estão passando diante da pandemia de Covid-19.

Cuidados especiais – Como medidas de proteção aos servidores da Seas, que atendem nas unidades, são disponibilizados diariamente Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), proporcionando assim uma maior proteção tanto a esses trabalhadores como aos usuários do serviço. As filas para recebimento das refeições obedecem à distância entre pessoas de um metro, conforme determinação dos órgãos de saúde para locais fechados.

De acordo com Kaliny Alves, os colaboradores que manipulam alimentos ou mantêm contato direto com o público utilizam todos os procedimentos de higiene previstos em resoluções vigentes. “Mas agora eles têm um cuidado redobrado para evitar a disseminação da Covid-19, no que diz respeito a lavar bem às mãos com sabão, utilização do álcool gel, touca, capotes e máscaras”, sintetizou.Confira os endereços do Restaurantes e Cozinhas Populares:

Restaurantes Populares
• Restaurante Popular Centro – Rua Joaquim Nabuco, 847 (antigo prédio do Sine)
• Restaurante Popular Novo Israel – Rua Bom Jesus, s/nº, Novo Israel (entre a delegacia e o Caic)
• Restaurante Popular Compensa – Rua Izaurina Braga, 543, Compensa
• Restaurante Popular Jorge Teixeira – Rua Cássia Baiana, 340, Jorge Teixeira (próximo à Escola Estadual Vasco Vasques)

Cozinhas Populares
• Cozinha Popular Alfredo Nascimento – Rua Marcos Cavalcante, esquina com rua 2
• Cozinha Popular Rio Piorini – Alameda Rio Negro, esquina com a rua Amazonas
• Cozinha Popular Parque São Pedro (Carbrás) – Rua Edwirges, s/nº, Parque Carbrás (antiga rua Plácido, Invasão da Carbrás)

Publicidade
Publicidade

Leia mais

Prefeitura trabalha na implantação de rede de drenagem profunda no bairro São José

elayne

Mudança no IPI não afeta indústria em Manaus, diz Fieam

elayne

David Almeida e Marcos Rotta entregam vias revitalizadas e anunciam investimentos para desenvolver potencial turístico da área

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais