Conexão Amazônica
GERAL

Resultados do PPBio são apresentados à nova gestão da Suframa

Publicidade

O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, acompanhado do superintendente Adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Leopoldo Montenegro, e do superintendente Adjunto Executivo, Frederico Aguiar, reuniu-se na última quarta-feira (7), na sede da Autarquia, com o diretor de Inovação em Bioeconomia do Instituto Conservação e Desenvolvimento Sustentável (Idesam), Gabriel Koury, para conhecer e discutir resultados do Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio), que tem o intuito de captar recursos de investimentos obrigatórios em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) para geração de novos produtos, serviços e negócios envolvendo a bioeconomia amazônica.

Na ocasião, o Idesam – que é a instituição coordenadora do programa prioritário – informou que o PPBio já conta com 34 projetos executados ou em fase de execução, com R$ 127 milhões captados junto à Lei de Informática da Zona Franca de Manaus e benefícios para mais de 15 cadeias produtivas regionais, envolvendo a atuação de 36 empresas nascentes de base tecnológica (startups) e Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs), entre outros agentes. Os representantes do instituto também mencionaram que, até o final do ano, a intenção é executar pelo menos oito novos projetos distribuídos em todos os estados componentes da área de atuação da Suframa – Amazônia Ocidental (Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima) e Amapá.

O superintendente Bosco Saraiva ressaltou, em especial, a importância da interiorização do desenvolvimento e a necessidade da diversificação das vertentes econômicas da região a partir da bioeconomia, como forma de fomentar a geração de emprego e renda a partir de atividades e dinâmicas alinhadas às vocações e potencialidades amazônicas. “A bioeconomia é o nosso futuro e é muito salutar ter investimentos direcionados a projetos e inovações nessa área. Da parte da Suframa, queremos que esses resultados sejam ampliados e estejam cada vez mais presentes e gerando benefícios para todos os Estados da nossa área de atuação”, afirmou Saraiva.

O diretor do Idesam, Gabriel Koury, destacou a recepção positiva da gestão da Suframa e afirmou que há uma similaridade de objetivos comuns no que diz respeito a apoiar e investir com maior foco na interiorização e a diversificação da economia a partir da bioeconomia.

Texto: Diego Queiroz
Fotos: Isaac Júnior/Suframa

Publicidade

Leia mais

Tardezinha na Casa de Praia Zezinho Corrêa recebe banda de pagode manauara

elayne

“Zap da Cheia” vai atender municípios do AM durante enchente

elayne

Pandemia acelera transformação de farmácias em hubs de saúde

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais