Conexão Amazônica
GERAL

Rio Negro registra baixa consecutiva nos últimos quatro dias

Publicidade

Segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB) a tendência é de que o processo de enchente se encerre neste mês

O nível do Rio Negro vem registrando há quatro dias uma descida de um centímetro, conforme as medições no Porto de Manaus. Nesta terça-feira (20), o nível do Rio chegou a 28,26 metros na capital amazonense e a tendência, segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB), é de que o processo de enchente se encerre neste mês. 

Publicidade

“Essa semana o Rio Negro entrou na fase de estabilidade de cotas e pequenas oscilações, com tendência a iniciar o processo de recessão ou descida”, afirmou a engenheira da Gerência de Hidrologia do SGB, Jussara Cury Maciel, ao A Crítica. 

Segundo a pesquisadora, o pico das cheias normalmente acontece em meados de junho e nas últimas semanas, as cotas entraram no processo de estabilidade. As pequenas oscilações e expectativa de descida também acontecem em outros bacias.

“Pela série histórica, na estação de Manaus, em 76% dos casos o pico da cheia ocorre na semana em curso de junho. Esse comportamento também ocorre em Manacapuru no rio Solimões que apresenta pequenas oscilações no nível”, comentou ela.  

“Nas regiões a montante, no alto Solimões, o rio já está em processo de descida e no alto Rio Negro entrando na estabilidade do processo de enchente. Assim, há uma tendência do processo de enchente de 2023 se encerrar no mês de junho”, completou Jussara Cury. 

No dia 31 de maio deste ano, o 3º Alerta de Cheias do Amazonas havia previsto que o Rio Negro chegasse, em Manaus, a aproximadamente 28,43 metros, mas com uma probabilidade muito pequena, de 2%, para alcançar a cota de inundação severa, de 29 metros.

(Foto: Arquivo A CRÍTICA)

Karol Rocha /

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus participa do lançamento da 2º feira de negócios e oportunidades ‘The Week’

elayne

bombeiros salvam cachorro após quiosque pegar fogo no DF

elayne

Prefeitura de Manaus leva infraestrutura a via que estava abandonada há mais de 10 anos

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais