Conexão Amazônica
POLÍTICA

Roberto Cidade apresenta Projeto para aprimorar tratamento de crianças com câncer

Publicidade

Tramita na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o Projeto de Lei (PL) nº 160/2021, de autoria do presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (PV), o qual visa criar o Programa Estadual de Apoio à Oncologia Infantil. De acordo com a propositura, após solicitação médica, exames e cirurgias devem ser realizados em um prazo de até cinco dias. Por isso, o Governo do Estado deve implantar, junto à Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCECON), uma unidade de saúde especializada no tratamento e prevenção do câncer infantil.

Atualmente, a FCECON atende em média 70 crianças por ano e a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) 140 novos casos. Segundo Roberto Cidade, é necessário que o Estado promova um atendimento especializado e dê suporte aos pacientes e familiares, sobretudo os do interior para fazerem tratamento na capital.

Publicidade

“Os números podem não ser tão altos se comparados com os casos de câncer em adultos, mas são suficientes para que o Governo do Amazonas dê um suporte mais especializado a esses pacientes. As crianças, até por não compreenderem bem a doença, precisam de um atendimento mais específico, mais humano. Com celeridade nos exames e cirurgias e com atendimento diferenciado, as chances de recuperação aumentam”, destacou.

Treinamento e pesquisa

Um dos objetivos do Programa é proporcionar a realização de treinamentos, cursos e aperfeiçoamentos de profissionais da saúde, visando melhor atender à criança com câncer e, também, o fomento a pesquisas com foco na prevenção e tratamento do câncer infantil.

Publicidade

Leia mais

PP se une ao PRB e confirma Tonico Queiroz e Zilmar Alves na luta pela Prefeitura de Caapiranga

elayne

Câmara dos Deputados rejeita PEC do voto impresso

elayne

Bolsonaro nomeia André Mendonça para a Justiça e Ramagem para a PF

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais