Conexão Amazônica
DESTAQUEPOLÍTICA

Roberto Cidade chama atenção à Lei, de sua autoria, que promove a valorização étnico-racial

Publicidade

Para fortalecer a luta antirracista e o combate à discriminação racial, o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), chama atenção à Lei nº 7.070/2024, de sua autoria, que busca promover a valorização étnico-racial. A legislação estabelece um protocolo de atuação antirracista e combate à discriminação racial nas unidades de ensino no Estado do Amazonas. 

“O combate ao racismo e à discriminação racial é um compromisso inegociável em uma sociedade que valoriza a igualdade, a dignidade humana e a diversidade cultural. Além de ser uma obrigação de todos nós. Neste Dia Internacional dos Direitos Humanos é importante que voltemos a falar da garantia de direitos”, reforçou Cidade.

Publicidade

O protocolo pretende assegurar a igualdade de oportunidades e tratamento a todos os estudantes, independentemente de sua origem étnico-racial; promover a valorização e a inclusão de conteúdos relacionados à história, cultura e contribuições das populações negras, indígenas, asiáticas, e tantas outras e estimular a formação continuada de professores e demais profissionais da educação sobre temas relacionados ao racismo, à discriminação racial e às formas de combate a esses problemas.

Além disso, a Lei contempla medidas tanto preventivas, quanto repressivas, reconhecendo a importância de educar para prevenção do racismo e, ao mesmo tempo, agir de maneira eficaz em casos de ocorrência.

Dia Internacional dos Direitos Humanos

No dia 10 de dezembro comemora-se a proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em 1948. 

A data foi instituída em 1950 pela ONU e tem como objetivo promover a defesa dos direitos humanos em todo o mundo. 

O tema escolhido para a comemoração de 2024 é “Nossos direitos, nosso futuro, agora”. A ideia é destacar a importância dos direitos humanos para enfrentar os desafios globais e apelar para o reconhecimento destes direitos no dia a dia.

Foto – Herick Pereira

Publicidade

Leia mais

Trata Bem Manaus: Águas de Manaus lança programa com foco na universalização do serviço de esgoto na capital amazonense

elayne

Educação bilíngue oferece benefícios na fase inicial da vida escolar das crianças

elayne

Mutirão de documentação civil realiza 2,1 mil atendimentos a indígenas Sateré-Mawé no Alto Marau

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais