Diante de uma das maiores batalhas epidemiológicas que o Amazonas enfrenta, com a pandemia do novo coronavírus, que se espalha na capital e interior do estado, o deputado Roberto Cidade (PV) tomou conhecimento de uma situação preocupante no município de Borba, distante 215 quilômetros de Manaus: a falta de profissionais de saúde, bem como de equipamentos.
Segundo denúncia dos moradores, a cidade contava com três médicos cirurgiões que atendiam de forma sazonal no Hospital Vó Mundoca. Hoje tem apenas um profissional que chegou recentemente e a população ainda não sabe até quando ele fica.
“Recebi denúncias sobre essa situação. Dos três cirurgiões que atendiam durante 15 dias no hospital a cada mês, dois foram embora do município, um por ter contraído a Covid-19 e precisou ser transferido para a capital e o outro pediu exoneração, por não ter conseguido liberação para acompanhar o colega, uma vez que o mesmo não tem familiares em Manaus”, relatou Cidade.
O número de pessoas infectadas pelo coronavírus em Borba, de acordo com o último boletim da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), é de nove pessoas, além de um óbito.
O parlamentar solicitou ainda, em regime de urgência a mobilização, de uma equipe de médicos e enfermeiros para ajudar no enfrentamento à Covid-19 em Borba. Assim como a disponibilização de respiradores, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), álcool em gel e medicamentos que sejam voltados ao tratamento da doença para os profissionais da saúde e população borbense.
“Nós sabemos do trabalho incansável do Governo do Amazonas aos nossos irmãos do interior, no entanto, a velocidade com que a Covid-19 se espalha é maior que a capacidade de reação da Administração Pública. E nossos municípios têm sofrido com o aumento diário do número de internações e mortes”, finalizou o parlamentar.