Conexão Amazônica
GERAL

Roberto Cidade sugere Formação de Bombeiros Voluntários

Publicidade

Dotar os municípios onde não há a corporação dos bombeiros militares e incentivar a atividade voluntária de prevenção e extinção de incêndios. Esses são os objetivos do Projeto de Lei apresentado pelo deputado Roberto Cidade (PV), que cria o Programa de Incentivo a Formação de Bombeiros Voluntários no Amazonas.

“Nós temos municípios muito distantes da capital, o que dificulta a chegada de uma equipe do corpo de bombeiros, por exemplo, para um salvamento ou busca. Com esse projeto, queremos estimular a participação da sociedade, através do voluntariado e assim garantir que essas cidades sejam assistidas por pessoas treinadas para esse fim”, explicou o parlamentar.

De acordo com o PL, o programa oferecerá suporte técnico e apoio financeiro para a criação do Corpo de Bombeiros Voluntários; realização de palestras; divulgação e distribuição de cartilhas educativas com informações sobre os meios de prevenção e combate a incêndios.

Roberto Cidade justificou que no Brasil, a atividade de bombeiro voluntário já existe desde 1982, no entanto, apenas 11,41% dos municípios brasileiros, possuem segmentos do corpo de bombeiros.

“De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos 5.564 municípios do país, apenas 635, pouco mais de 11%, possuem a corporação de bombeiros militar, o que torna ainda mais relevante a implementação do projeto”, justificou.

O projeto sugere que o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas seja responsável pelo programa e possa regulamentar a lei. O PL passará por análise nas comissões permanentes da Assembleia Legislativa do Amazonas.

Foto: Evandro Seixas

Publicidade

Leia mais

Prefeitura promove concurso escolar para prevenção à malária na zona rural de Manaus

elayne

Sepror entrega 31 mil alevinos de tambaqui em área rural de Manaus

elayne

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 40 milhões

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais