Conexão Amazônica
DESTAQUESAÚDE

Saiba como substituir alguns alimentos para uma festa junina mais saudável

Publicidade

Especialista nutricional dá dicas sobre como se divertir com qualidade e satisfação

Com a chegada das festas juninas, é comum as pessoas se deliciarem com diversas comidas típicas que, muitas vezes, são calóricas e pouco saudáveis. No entanto, é possível manter a tradição sem comprometer a saúde, substituindo alguns ingredientes dos pratos servidos durante as comemorações. A Responsável Técnica da Clínica-Escola de Nutrição da UNINORTE, Manuela Marinho, compartilha dicas e sugestões para tornar o cardápio mais nutritivo.

Publicidade

1. Canjica com leite de coco e adoçante natural:

Ao invés de utilizar leite integral e açúcar refinado na preparação da canjica, Manuela sugere substitui-los por leite de coco (ou leite desnatado enriquecido com leite de castanha do brasil, se não tiver restrições) e adoçante natural, como xilitol ou açúcar de coco. Assim, é possível reduzir significativamente o teor de gorduras saturadas e de açúcares simples.

2. Pipoca integral:

A especialista indica o uso de milho de pipoca integral, sem ser o de microondas. É mais recomendável estourar os grãos em uma panela com um pouco de óleo ou utilizar uma máquina de pipoca sem óleo, temperando com pouco sal marinho ou ervas naturais, como alecrim ou orégano. Essa opção é rica em fibras e antioxidantes.

3. Espetinho de frutas:

Manuela recomenda montar espetinhos com frutas variadas, como abacaxi, uva, kiwi e morango, proporcionando uma variedade de cores, sabores e nutrientes. Para um toque especial, eles podem ser regados com um pouco de suco de limão ou calda de chocolate 70%.

4. Cuscuz de quinoa:

O cuscuz é, geralmente, preparado com farinha de milho refinada. Uma alternativa mais nutritiva e sem glúten é o cuscuz de quinoa, que oferece proteínas de alta qualidade, fibras e uma variedade de vitaminas e minerais essenciais. Manuela indica adicionar legumes picados, como cenoura e abobrinha.

5. Caldo verde com couve orgânica:

A especialista sugere preparar o caldo com couve orgânica, que é livre de pesticidas e agrotóxicos, garantindo uma opção mais sustentável. Além disso, pode substituir a linguiça por proteína de soja texturizada torrada.

“Ao fazer essas substituições, é possível desfrutar das delícias típicas dessa época sem comprometer a saúde. Lembre-se também da importância de manter uma hidratação adequada, optando por água, sucos naturais e chás sem açúcar, transformando sua festa junina em um momento de celebração e bem-estar para todos os convidados”, complementa Manuela.

Conheça os serviços da Clínica-Escola de Nutrição da UNINORTE

Os serviços oferecidos são avaliação, diagnóstico e laudo nutricional, orientação alimentar individualizada, acompanhamento nutricional nos ciclos normais da vida, orientação nutricional em doenças como diabetes, hipertensão, anemias, gastrite, osteoporose e outras patologias e programa nutricional de acolhimento a pessoas com diabetes tipo 2. Os agendamentos devem ser feitos por meio do WhatsApp (92) 3212-5169 ou na própria Clínica-Escola, localizada na Av. Getúlio Vargas, 720, Centro.

Publicidade

Leia mais

Prefeito assina ordem de serviço para reforma completa no CSU do Parque 10

elayne

Aluna do Colégio do Corpo de Bombeiros é tricampeã na Olimpíada Brasileira de Matemática

Daly Ruiz

FVS-AM informa a aplicação de 913.406 doses de vacina contra Covid-19, até esta terça-feira (04/05)

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais