Segundo determinação da justiça do Amazonas, no dia 21 de novembro o prédio histórico da Santa Casa de Miséricordia irá a leilão. Abandonado há 15 anos. Devido a falta de segurança o predio tem servido apenas como abrigo para mendigos, drogados e marginais. A Santa Casa foi penhorada e servirá para sanar as dividas da intituição.
Conforme decisão proferida nesta segunda-feira (23) pela juiza Ana Maria de Oliveira Diógenes da Vara Especializada da Dívida Ativa Municipal, a pedido formulado pela Procuradoria do Município de Manaus. o prédio histórico pertencente à entidade irá a leilão.
Com cerca de onze mil metros quadrados, o imóvel está situado no centro de Manaus, ao lado do Palácio da Justiça e do Teatro Amazonas irá a leilão no dia 21 de novembro. O valor da avaliação oficial do imóvel é de aproximadamente 16 milhões de reais, sendo que o interessado poderá arrematá-lo, em segunda sessão, por, no mínimo, 8 milhões de reais.
Vale destacar a possibilidade de o comprador realizar o parcelamento, em até trinta vezes, do preço oferecido.Além do mais, por se tratar de leilão judicial, o comprador receberá o prédio com a garantia de não ser cobrado por dívida alguma da entidade.
O hospital foi inaugurado em 1880, e chegou a receber verba do Governo do Estado. Após uma crise financeira em 2014 a Santa Casa de Misericórdia fechou as portas. Várias tentativas para resgatar e preservar o patrimônio foram frustradas.
.