Uma festa com treze dias é oferecida ao famoso ‘santo casamenteiro’
Todo mês de junho ocorre o chamado ‘Trezenário de Santo Antônio de Lisboa’, durante treze dias, o município de Santo Antônio do Içá, localizado a Localizada a 880,9 km de Manaus, vive dias animados com programações diversas espalhadas pela cidade.
Conhecida por muitos como a cidade-presépio do Alto Solimões, Santo Antônio do Içá está localizada na margem esquerda do rio Solimões, faz divisa com nove municípios, com o país da Colômbia e conta com mais de 50 comunidades ribeirinhas.
Os primeiros moradores a denominavam como comunidade ‘Boa Vista’, devido a belíssima vista que os viajantes avistavam ao passar pela frente da cidade. Outros já a chamavam de cidade-presépio ao ver de longe uma capela com vários animais ao redor.
Decoração temática
Neste ano, a Secretaria de Cultura (Secult) do município preparou uma super decoração colorida e impactante com inspirações na cultura das festas juninas do nordeste, além de homenagear o artista plástico e pintor mundialmente conhecido, Romero Britto.
Ao redor da cidade, enfeites com formatos de balões gigantes foram colocados inspiradas nas pinturas de Romero Brito. Já em cima das tuas foram colocadas milhares de bandeirinhas coloridas, mas melhor parte está situada na Praça Matriz da cidade, onde uma tenda super colorida e estilosa foi montada, dando um colorido ímpar em todas as noites do festejo.
Programação especial
Uma programação super especial foi montada para comemorar a noite deste 12 de junho, Dia dos Namorados e véspera do dia do padroeiro, com várias atrações locais que vão do forró, bachata e cumbia. A festa se encerra com a apresentação do cantor amazonense Daniel Trindade e banda.
Já no dia 13, as comemorações se encerram com a Santa Missa realizada pela igreja católica e derrubação do mastro erguido pelos devotos ao famoso ‘Santo Casamenteiro’ e padroeiro do município.