Conexão Amazônica
SAÚDE

Saúde comemora novas doses e garante distribuição imediata

Publicidade

País recebeu 4 mi de vacinas da Oxford por meio do Covax Facility: ‘Muito importantes para nosso programa’, disse ministro Queiroga

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, acompanhou a chegada da última remessa da vacina de Oxford enviada pelo Covax Facility neste domingo (2) e garantiu a distribuição imediata das doses aos estados e municípios, em até 48 horas.

Publicidade

“Essas vacinas representam um esforço mundial para oferecer imunização à população de todo mundo, vitimada pela pandemia de covid-19 […] As doses que chegaram pelo Covax são muito importantes para nosso programa, vamos trabalhar muito fortemente para imunizar toda a população brasileira até o final de 2021 e voltar a nossa vida normal”, disse.

Queiroga também pediu respeito ao PNI (Programa Nacional de Imunizações). “É um dever de todos defender o PNI, porque é a forma mais eficiente de levar a vacina para o povo e com isso uma vida melhor”, afirmou.

Ao todo, neste final de semana, o país recebeu 4 milhões de doses da vacina de Oxford por meio do Covax Facility, o consórcio da OMS (Organização Mundial da Saúde) que facilita o acesso dos países em desenvolvimento à imunização. As vacinas chegaram em três voos que desembarcaram no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. 

O ministro também destacou que as doses enviadas pelo Covax Facility deveriam ter chegado em janeiro deste ano, mediante o acordo firmado entre o país e o consórcio em outubro de 2020. 

“Devíamos ter recebido essas doses desde janeiro, mas com a dificuldade de vacinas em todo mundo, só estamos recebendo agora. É um esforço do governo federal, através da ampliação de nossas relações com a OMS. Agradeço ao presidente Jair Bolsonaro que tem sido um parceiro nessa iniciativa de vacinar nossa população”, afirmou. 

A vacina de Oxford é desenvolvida pela farmacêutica sueca AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, e produzida no Brasil pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). O imunizante é administrado em duas doses, com intervaldo de três meses entre elas.

Segundo o Ministério da Saúde, nesta semana o país bateu o recorde em doses recebidas. Ao todo, 17 milhões de doses foram entregues ao PNI nos últimos cinco dias: 11,6 milhões de doses da vacina de Oxford pela Fiocruz, 1,1 milhão da Pfizer, 420 mil da CoronaVac pelo Instituto Butantan e 4 milhões da vacina de Oxford pelo Covax.

Vacinômetro do R7 mostra que mais de 31 milhões de pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19 no país, o que corresponde a 15% da população, sendo que mais de 15 milhões já receberam a segunda dose e estão completamente imunizadas.

Confira os vacinômetros contra a covid-19 em todo o país:

Publicidade

Leia mais

Amazonas tem 90.602 pessoas recuperadas da Covid-19 neste domingo (09/08)

elayne

Anvisa recebe pedido de registro definitivo da CoronaVac

elayne

Defensoria recomenda medidas restritivas para conter terceira onda no interior

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais