Conexão Amazônica
SAÚDE

Saúde tem 1,2 milhão de doses garantidas para imunização de crianças

O Secretário Executivo Adjunto do Ministério da Saúde, Marcos Vinicio Dias, é o entrevistado no programa A Voz do Brasil.
Publicidade

“Ninguém ficará sem vacina”, garantiu secretário Marcos Vinicius Dias

O Ministério da Saúde tem disponível 1,2 milhão de doses de CoronaVac para imunização de crianças de 3 e 4 anos. A informação é do secretário-executivo adjunto do Ministério da Saúde, Marcos Vinicius Dias, entrevistado do programa A Voz do Brasil desta quarta-feira (20). De acordo com Dias, caso seja necessário, doses podem ser realocadas para suprir as demandas de estados com mais carência e novos lotes poderão ser adquiridos. “Ninguém vai ficar sem vacina”, garantiu.

O representante da pasta disse que, assim como foi feito no início da pandemia, no qual foram priorizados os grupos mais vulneráveis, também agora, será dada prioridade a crianças que tenham alguma doença que as fragilize e as torne um pouco mais suscetível a uma evolução grave da doença.

Segundo Dias, todas as vacinas têm um risco potencial de efeitos colaterais. “Felizmente os efeitos que foram registrados com a CoronaVac são eventos leves”, sustenta, acrescentando que a vacina foi chancelada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que é uma agência de estado, o que traz a segurança de que ela é efetiva. “De modo que não vale a pena correr o risco de não vacinar com medo de um eventual efeito adverso”, disse. Ele citou o caso do Chile, onde quase 500 mil crianças já foram vacinadas.

Outras vacinas

O secretário-executivo adjunto falou também sobre a perda da adesão às campanhas de vacinação nos últimos 10 anos, sobre a vacinação antirrábica e sobre os casos de varíola dos macacos.

Assista na íntegra:

Foto: Valter Campanato

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

Publicidade

Leia mais

Anvisa aplicou R$ 148 milhões em multas sobre medicamentos em um ano

elayne

Fametro oferece consultas odontológicas gratuitas em Manaus

elayne

Dia Mundial do Coração: doenças cardíacas respondem por 35% dos óbitos femininos no mundo 

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais