Conexão Amazônica
GERAL

Seap encerra 2020 evitando mortes no sistema prisional do Amazonas

Publicidade

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informa que um princípio de confronto foi evitado, na manhã da última quarta-feira (31/12), no Centro de Detenção Provisória de Manaus 2 (CDPM 2), localizado no Km 8 da rodovia BR-174, durante o banho de sol dos internos no pavilhão 06.

Segundo informações do serviço de inteligência da Seap, um grupo de internos não identificados iniciou o motim com o objetivo de atentar contra a integridade física de outros detentos. A situação no local foi rapidamente contornada após a ação do Grupo de Intervenção Penitenciária (GIP), evitando o conflito. Não houve fugas e não há informações sobre feridos. Esse é mais um foco de conflito contornado no Sistema Prisional do Amazonas.

Publicidade

De acordo com o chefe do Departamento de Inteligência Penitenciária, Francisco Camurça, as ações de monitoramento das unidades prisionais têm se mostrado altamente eficazes na prevenção de confrontos e situações de risco. “Episódios do tipo mostram a necessidade de uma atuação preventiva constante, que procure debelar focos de crises antes que a tensão exploda”.

Para o titular da pasta, coronel Vinícius Almeida, as ações de inteligência e o trabalho de investigação representam um instrumento fundamental para manter um ambiente seguro no sistema prisional.

“Nós estamos investindo muito em inteligência e, graças à ação preventiva, nós já conseguimos contornar inúmeras situações de perigo, evitando prejuízos e salvando vidas”.

Com base em relatórios de seu serviço de inteligência, a Seap tem contribuído estrategicamente com a segurança pública no combate ao crime organizado. “A ação integrada entre nossa Inteligência e a Inteligência da SSP (Secretaria de Estado de Segurança Pública) tem também produzido excelentes resultados no cotidiano de nossa sociedade, mostrando que essa união gera resultados dentro do Sistema Prisional e nas ruas de nossa cidade, os números de redução de criminalidade estão disponíveis provando isso”, reforçou Almeida.

FOTOS: Divulgação/Seap

Publicidade

Leia mais

Deputada Mayra Dias distribui mais de 6 mil ovos de Páscoa para crianças da zona urbana e rural de Parintins

elayne

“Destaques da Bola” informa os resultados dos duelos do futebol amazonense

elayne

Nova lei flexibiliza perícias médicas do INSS

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais