Conexão Amazônica
GERAL

Seap realiza entrega de respiradores recuperados para a rede estadual de saúde

Publicidade

Por meio de parcerias, os equipamentos foram consertados sem custo e estão disponíveis para auxiliar no tratamento de pacientes

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), realizou, na manhã desta sexta-feira (05/06), a entrega de 26 respiradores mecânicos. Os equipamentos, que estavam danificados e fora de uso, foram recuperados e devolvidos para a rede estadual de saúde, ampliando a quantidade de aparelhos disponíveis para o tratamento da Covid-19 no Amazonas.

Também foram entregues cerca de 300 novas válvulas de controle de fluxo do ar, um dos itens mais importantes para o funcionamento dos respiradores. A entrega dos equipamentos foi feita na Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) pelo secretário da Seap, coronel Vinícius Almeida, ao secretário-executivo da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Marcellus Campêlo. Na ocasião, estavam presentes representantes de cada uma das instituições parceiras do projeto.

Marcellus Campêlo destacou a parceria entre a Susam e a Seap para viabilizar o projeto. “Nós fizemos um grande levantamento no meio da pandemia e com a falta dos respiradores no mercado, fomos atrás dos respiradores que estavam parados para serem recuperados. A participação da Seap foi fundamental”, destacou.

A ação é resultado de uma iniciativa da Seap, que viabilizou parcerias com as empresas cogestoras das unidades prisionais Umanizzare Gestão Prisional, Embrasil Serviços e Reviver Administração Prisional Privada para financiar o projeto sem custos para o estado. “Queremos agradecer às empresas de cogestão que nos auxiliaram nesse projeto com a doação de R$ 360 mil, possibilitando a entrega de 26 respiradores e mais 300 válvulas”, contou Vinícius Almeida.

Um dos pontos mais importantes do projeto é a produção das válvulas de controle de fluxo do ar em impressora 3D, que foram totalmente desenvolvidas e produzidas no Amazonas. Fabricadas com um material biodegradável, as válvulas podem ser utilizadas tanto para a recuperação de equipamentos danificados, como também para a montagem de novos aparelhos. A parceria com a empresa fabricante também foi articulada pela Seap.

Almeida ressaltou ainda a participação do órgão em outras ações. “A Seap, ao longo da gestão do Governador Wilson Lima, sempre tem buscado a redução e otimização de custos para o Estado. Estamos presentes em várias outras ações, desde praças públicas, delegacias e recuperação de ambientes. Agora, no meio da pandemia, não poderíamos nos furtar de ajudar num momento tão importante.” finalizou.

Os respiradores mecânicos são fundamentais para a recuperação de pacientes atingidos pela Covid-19. Por isso, a recuperação de equipamentos e a fabricação de equipamentos de baixo custo são ações importantes no combate à pandemia.

Fotos: Divulgação/Seap

Publicidade

Leia mais

Prefeitura recebe equipamentos do Unicef para exames oculares e auditivos em crianças

elayne

Criminosos são presos com armas de grosso calibre em Manaus

elayne

Mais de 400 brinquedos foram arrecadados beneficiando crianças carentes de Manaus

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais