Conexão Amazônica
GERAL

Seap recebe materiais do Departamento Penitenciário Nacional para projeto ‘Prisões Livres de Tuberculose’

Publicidade

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) recebeu a remessa de materiais do projeto “Prisões Livres de Tuberculose”, do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O material servirá de apoio para a reorganização do fluxo de atenção à saúde e atuação no controle da tuberculose no âmbito prisional
Entre os itens recebidos estão: nécessaires para armazenamento de documentos, canecas plásticas individuais, cadernetas, canetas e discos informativos, guias ilustrados sobre a tuberculose, murais e cartões de controle da doença, entre outros.

A remessa foi destinada aos apenados, familiares e servidores da Unidade Prisional do Puraquequara (UPP) e do Centro de Detenção Provisório Masculino 1 (CDPM 1). O projeto deve ser replicado nas demais unidades.

As duas unidades foram escolhidas como unidades-piloto por demandarem um grande fluxo de internos, uma vez que são presídios para detenção provisória. A Coordenação de Saúde do Sistema Prisional do Amazonas (CSSPAM) da Seap conferiu a chegada do material e fez a distribuição às unidades citadas.

“A tuberculose é uma doença infecciosa, transmissível, que representa um desafio no sistema prisional devido à vulnerabilidade social em que se encontram as pessoas privadas de liberdade”, disse Alyne Botelho, coordenadora de saúde.

A coordenadora informou que alguns municípios foram escolhidos para participarem do projeto-piloto, e destacou a importância para o combate à doença.

“Esses materiais potencializam o enfrentamento da tuberculose em conjunto com as ações de saúde que já ocorrem regularmente nas unidades prisionais. A superação da tuberculose exige ações estratégicas que integram o fornecimento de equipamentos de proteção individual e a sensibilização de toda a comunidade carcerária, desde os profissionais de segurança, profissionais de saúde, familiares e as pessoas privadas de liberdade”, concluiu Alyne.

Tratamento – A tuberculose tem cura e tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A Seap, por meio da Coordenadoria de Saúde, tem trabalhado para diagnosticar e tratar os internos acometidos da doença em todas as unidades prisionais, fazendo a triagem de todos os recém-chegados ao sistema e a busca ativa de tuberculose periodicamente.

Atualmente, 38 internos fazem tratamento contra a tuberculose dentro das unidades prisionais.

Iniciativa – O projeto “Prisões Livres de Tuberculose” é desenvolvido por meio de um termo de cooperação entre o Depen/MJSP e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com a colaboração técnica da Coordenação Geral do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (CGPNCT), do Ministério da Saúde.

FOTO: Divulgação/Seap

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus tem aumento de 146,6% em concessão de pensões em 2021

elayne

Carnaval de Manaus 2023: Prefeitura de Manaus intensifica combate ao Aedes aegypti no Carnaval

elayne

Direito Ambiental é tema de aula dos residentes jurídicos da Prefeitura de Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais