Conexão Amazônica
GERAL

Seap retoma audiências em unidades prisionais por videoconferência

Publicidade

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) voltou a realizar, nesta semana, audiências judiciais por meio de videoconferências entre as varas criminais e duas unidades prisionais da capital: Centro de Detenção Provisória Masculino 2 (CDPM 2) e Unidade Prisional do Puraquequara (UPP).

A medida, que garante mais segurança, redução de custos e tempo, torna-se indispensável em tempos de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), já que o isolamento social é a principal recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) para evitar o contágio da doença.

Na UPP, as videoconferências foram retomadas na segunda-feira (18/05), com a realização de cinco audiências. Outras quatro aconteceram hoje (19/05). De acordo com o diretor da UPP, Robert Barreto, a maioria dos casos é de presos do regime provisório que aguardam o julgamento de seus processos. “Graças à modernidade podemos continuar atendendo às demandas dos internos sem atrasos”, frisou.

A última vez que o CDPM 2 utilizou o serviço foi em março. Ontem, dois internos do regime provisório puderam participar das videoconferências. Até junho, mais sete apenados devem passar pelas audiências com a 1ª e 3ª Varas Especializadas em Crimes de Uso e Tráfico de Entorpecentes (Vecute).

As videoconferências são conduzidas por membro do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM), um magistrado, advogado de defesa do interno e testemunhas de acusação.

O diretor do CDPM 2, Jean Carlo Oliveira, comentou a maior vantagem do uso do sistema em tempos de pandemia. “Os internos não têm contato com pessoas externas à unidade, reduzindo o risco de contaminação. Outras práticas similares estão ocorrendo diariamente na unidade, como os videoparlatórios e videochamadas para os familiares de todos os internos, visando preservar a saúde dos custodiados”, disse ele.

Foto: Divulgação/Seap

Publicidade

Leia mais

Escolas da rede municipal de ensino recebem tablets e notebooks

elayne

Governo do Amazonas apresenta potencial da Zona Franca de Manaus e startups locais a representante dos EUA

elayne

Equipe técnica dos EUA ministra palestra para professores de esportes da Prefeitura de Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais