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Seas e parceiros equipam Restaurante Popular do Centro com novos mobiliário e decoração

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Usuários do Restaurante Popular do Centro, localizado na avenida Joaquim Nabuco, zona sul de Manaus, passaram a ter uma nova experiência naquela unidade. Nesta sexta-feira (17/07), frequentadores puderam usufruir dos novos móveis e decoração, além de utilizar a rampa recém-instalada para a entrega de alimentos no equipamento socioassistencial, que é coordenado pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas).

O Restaurante Popular do Centro e as seis outras unidades geridas pela Seas têm o objetivo de promover a segurança alimentar e nutricional de grupos de pessoas em situação de vulnerabilidade como idosos, gestantes e os que estão sem emprego.

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Presentes na cerimônia de entrega da mobília, equipamentos e decoração, as secretárias Michelle Bessa e Andréa Cidade, executiva e adjunta da Seas respectivamente, destacaram a gestão compartilhada como um avanço para a promoção da segurança alimentar. A empresa Recofarma e a Sodexo são parcerias da Seas na coordenação do Restaurante Popular do Centro.

“Essa parceria com a Recofarma, que é o nosso patrocinador, e com a Sodexo, que é a empresa terceirizada fornecedora das refeições, é fundamental para que o usuário almoce num ambiente em que se sinta acolhido. Estamos muito felizes porque além de uma estrutura melhor, percebemos também que todos os parceiros estão comprometidos em prestar um bom atendimento, seguindo as regras do retorno responsável”, frisou a secretária executiva da Seas, Michelle Bessa.

O benefício social da parceria também foi destacado pela secretária adjunta Andréa Cidade que indicou que essa forma de gestão tem um impacto social significativo na vida de muita gente.

“Eu avalio que esse projeto tende cada vez mais a crescer e também quero agradecer aos nossos parceiros, Sodexo e Recofarma, porque a gente tem que compreender a situação das famílias vulneráveis. É uma alimentação muito bem feita, é um projeto muito bonito, está avançando e iremos fortalecer para que essa iniciativa cresça cada vez mais”, assinalou.

Olhar diferenciado – A unidade do Centro recebeu um novo balcão de distribuição de alimentos, cadeiras, pintura, serviços de plotagem nas paredes e quadros com mensagens otimistas, além de uma rampa para facilitar a entrega dos alimentos que são transportados em caixas térmicas que estabilizam a sua temperatura, mantendo o controle sanitário dos alimentos.

Segundo a gerente de área da Sodexo, Leila Valente, que também é nutricionista, a proposta é que as pessoas que fazem sua refeição naquele espaço se sintam em um restaurante e não em um refeitório impessoal. “Nossa clientela é formada por pessoas do grupo de risco como idosos, grávidas, pessoas que estão realmente em situação de insegurança alimentar, por isso queremos ofertar não só uma boa alimentação, mas oferecer uma estrutura melhor. Estamos com uma estrutura de um restaurante e agradecemos a parceria do Governo do Estado que possibilitou essas melhorias”, disse.

O aposentado Thomas França, que diariamente sai da comunidade Grande Vitória, na zona leste, para almoçar no Centro, aprovou as mudanças do espaço. Segundo ele, o lugar está mais confortável. “Eu gostei porque está mais alegre e a gente almoça bem. Aqui todo mundo me trata bem e eu trato bem a todo mundo”, falou.

Senhas – As senhas para o almoço começam a ser vendidas a partir das 8h. A capacidade da unidade do centro é de servir 600 refeições por dia, mas a demanda ainda está tímida, com 350 refeições servidas desde o início do retorno responsável, possivelmente por causa da pandemia Covid-19, que ainda é um fator de preocupação para os usuários. As senhas são vendidas pelo preço simbólico de R$ 1,00 no período das 08h às 13h.

Cuidados – Logo que o usuário entra na unidade, é encaminhado a uma pia para que lave suas mãos com água e sabão. Em seguida, pode reforçar a higiene com álcool em gel. As mesas contam com marcações indicando que apenas duas pessoas podem se sentar e após serem servidas, as refeições devemser consumidas por um tempo médio de 20 minutos.

Além da higiene dos usuários, as equipes que atuam nesses espaços também estão intensificando a limpeza de móveis, utensílios e dos ambientes. O uso de Equipamento de Proteção Individual (EPIs) é obrigatório para quem trabalha no atendimento.

Foto: Miguel Almeida/Seas

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