Conexão Amazônica
CIDADES

Seas recebe kits de higiene e limpeza do Unicef e Médicos sem Fronteiras

Publicidade

A Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) recebeu nesta quarta-feira (08/07) doações de itens de material de limpeza e kits de higiene pessoal do Fundo das Nações Unidas de Apoio à Infância (Unicef) e da organização internacional Médicos Sem Fronteiras. É a reafirmação de parcerias firmadas pelo Governo do Amazonas com o objetivo de minimizar os impactos sociais da pandemia provocada pela Covid-19 na população em situação de vulnerabilidade.

O Unicef doou 811 kits compostos por álcool em gel, lenço umedecido, creme dental, desodorante aerossol, sabonete em barra, creme dental e escova de dentes, que serão repassados a entidades socioassistenciais fomentadas pelo Governo do Amazonas. Já a Médico sem Fronteiras doou materiais e utensílios de limpeza (sabão em pó, rodo, baldes, vassouras, papel-toalha, água sanitária, pá de lixo e outros), a serem utilizados na base emergencial de acolhimento provisório da Arena Amadeu Teixeira, na zona centro-sul, e no Abrigo do Coroado, na zona leste, que acolhe refugiados venezuelanos.



A secretária titular da Seas, Maricília Costa, explica que a busca pela proteção das famílias mais vulneráveis durante a pandemia tem sido constante em sua gestão. “Temos nos esforçado para apoiar as pessoas em situação de vulnerabilidade social em Manaus e nos municípios do interior, sem esquecer de dar um suporte para as pessoas que estão na capital e que recorrem aos nossos centros de convivência que também funcionam como base de apoio frente à pandemia”.

Na oportunidade, a representante da Médicos sem Fronteiras, Cecília Hirata Terra, entregou uma publicação com orientações em espanhol sobre a Covid-19. A esse respeito, a secretária executiva da Seas, Michelle Bessa, destacou o caráter de orientação desenvolvido quando as entregas de kits de limpeza e higiene pessoal são realizadas.

“Temos reforçado muito a necessidade do uso da máscara, lavagem das mãos e a importância do uso do álcool em gel para que possamos passar por esse momento desafiador, da forma mais segura possível. E a receptividade tem sido muito boa ao nosso trabalho”, frisou.

Médicos Sem Fronteiras – A organização Médicos Sem Fronteiras está em Manaus desde o mês de abril desenvolvendo atendimento e acompanhamento epidemiológico junto à população mais vulnerável no contexto de pandemia, como a população em situação de rua e os refugiados venezuelanos, incluindo os indígenas da etnia Warao.

O trabalho, desenvolvido em parceria com as secretarias de Saúde e de Assistência Social do Estado e do município, está em fase de encerramento em Manaus, mas prossegue nos municípios de São Gabriel da Cachoeira e Tefé.

Unicef – O escritório do Unicef tem sido parceiro da Seas neste período de pandemia, beneficiando com as doações famílias mais vulneráveis, especialmente, aquelas com idosos. A organização trabalha em parceria com governos estaduais e municipais e organizações da sociedade civil.

Em Manaus, a distribuição do Unicef está focada no público de idosos que vive em abrigos indígenas e não indígenas, compostos por migrantes e refugiados, inclusive Warao; na população em situação de rua, composta por refugiados e migrantes, que estão acolhidos em abrigos temporários por parte do poder público durante a pandemia da Covid-19; idosos inscritos nos Centros de Referência e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Cras e Creas) de Manaus; ribeirinhos e indígenas residentes em Unidades de Conservação (UCs) do estado, entre outros grupos.

FOTOS: Miguel Almeida

Publicidade
Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus altera linha 005 a pedido da comunidade

elayne

Fapeam divulga resultado preliminar da Fase 2 do Programa Centelha Amazonas

elayne

Prefeitura de Manaus avança em serviços de infraestrutura na Ilha do Ajuricaba

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais