Conexão Amazônica
CIDADES

Seas reforça campanha de combate às drogas nas comunidade por meio dos Centros Estaduais de Convivência da Família

Publicidade

Programação inclui palestras e rodas de conversa sobre o tema

A Semana Nacional de Combate às Drogas, entre 26 e 30 de junho, ganha espaço nos Centros Estaduais de Convivência da Família (CECF) administrados pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) com ações voltadas às pessoas em situação de rua.

O CECF Miranda Leão, no bairro Alvorada, zona oeste da capital, ofereceu corte de cabelo, barbearia, esmaltação de unhas, design de sobrancelhas e teste rápido para detecção de infecções como HIV, sífilis, hepatites B e C.

Em torno de 40 pessoas, entre homens e mulheres na faixa de 20 a 40 anos participaram da campanha, que contou com a parceria do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), do bairro de Petrópolis. São pessoas que vivem em condição de extrema pobreza e inexistência de moradia convencional regular, cujos vínculos familiares estão fragilizados ou rompidos.

A diretora do CECF Miranda Leão, Lysli Feitosa, destacou a palestra sobre o combate às drogas. “O objetivo é valorizar a autoestima dessas pessoas em situação de rua, muitas fora do contexto familiar, mostrar que pode haver outras oportunidades e que podem sair da condição em que se encontram”, enfatizou.

André Gama Barbosa, 46 anos, teve a oportunidade de cortar o cabelo, fazer a esmaltação das unhas, design de sobrancelhas e ainda fez o teste rápido. Longe da família por questões pessoais, que não quis relatar, disse que possui o ensino fundamental incompleto, tem dois filhos já adultos e que o Centro Pop tem sido seu ponto de apoio, “Tenho desejo de voltar a trabalhar para futuramente poder me aposentar”, sintetizou 

Vulnerabilidade social

O gerente do Centro Pop, Emerson Rodrigues, explica que por se encontrarem em situação de vulnerabilidade social, o centro oferece aos mesmos café da manhã, almoço, descanso, guarda volume (documentação e outros pertences pessoais) e higienização, não sendo permitido passar à noite. “Como temos parcerias com abrigos, da Prefeitura, são encaminhados para os mesmos”, disse, informando que neste mês estão sendo acompanhadas 168 pessoas.

Segundo Rodrigues, os profissionais do Centro Pop agilizam a obtenção de documentos, quando o usuário não os possui, e promovem ações para que seja feita a reinserção da pessoa à sociedade, reintegrando-a, quando possível, ao ambiente familiar e ao mercado de trabalho. “Aos que residem fora da cidade, é oferecida a possibilidade de retorno para o local de origem”, sintetizou.

Outros Centros Estaduais de Convivência da Família estão mobilizados no combate às drogas.  O CECF André Araújo, no bairro Raiz, realizou uma palestra de prevenção às drogas com adolescentes que frequentam o local, no período da tarde. O Padre Pedro Vignola, na Cidade Nova, realizou uma panfletagem de orientação sobre drogas também à tarde.

Por sua vez, o corpo técnico do psicossocial do CECF Magdalena Arce Daou, localizado no bairro Santo Antônio, está realizando por toda esta semana, atividades nas escolas estaduais em parceria com o Distrito Oeste de Educação, no horário escolar, tratando sobre o tema. O CECF Teonízia Lobo, situado no Mutirão, vai realizar na quarta-feira (28/06), uma Roda de Conversa e dinâmica em alusão ao Combate às Drogas, às 15h.

Fotos: Juliana Siqueira/SEAS

Por Matheus Gil / agenciaamazona

Publicidade

Leia mais

TJAM e OAB-AM firmam convênios para atendimentos e exames no Hospital Nilton Lins

elayne

Licenciamento anual só será liberado com o recall em dia

elayne

Comissão do Consumidor da CMM realiza fiscalização em supermercado da zona Oeste de Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais