Conexão Amazônica
EDUCAÇÃO

Secretaria de Educação oferece apoio socioemocional a professores da rede por meio do Vivescer

Publicidade



Programa foi desenvolvido pelo Instituto Península e visa equilibrar mente, corpo e emoções


“Vivescer” é uma palavra criada pelo escritor Guimarães Rosa. Junção das palavras “viver” e “ser”, ela foi interpretada pelo Instituto Península como “viver sendo” ou “viver em constante desenvolvimento”, e serviu de nome para uma plataforma criada para ajudar os professores no autocuidado e autoconhecimento. Estes cuidados estarão à disposição dos educadores da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, por meio de uma parceria firmada para tornar a Educação ainda mais eficaz, a partir da sexta-feira (24/07). As inscrições já podem ser feitas no endereço https://vivescer.org.br/.

A plataforma foi desenvolvida em conjunto com um grupo de professores representando os diferentes estados do Brasil. Nela, os educadores têm acesso a uma comunidade para trocar experiências e uma área com percursos de aprendizagem que estimulam o desenvolvimento.

A diretora do Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan), Ana Lucena, conta que a ideia é levar, por meio de Ensino a Distância (EaD), um suporte aos docentes. ”Cada Jornada dá subsídios para os professores aprenderem a lidar com as próprias emoções e também com a emoção dos estudantes, que virão desse processo de retorno gradual às aulas presenciais, ainda sem data definida”, afirmou.

Para a diretora do Vivescer, Mariana Breim, a plataforma permite o constante desenvolvimento dos professores. “Sabemos que ser educador não é uma tarefa simples em um mundo complexo e em constante mudança como o nosso. Mas queremos honrar a escolha que esses profissionais fizeram em algum momento de suas vidas, tornando a tarefa de educar uma fonte constante de energia e realização”, diz.

Cursos – O Vivescer tem quatro cursos disponíveis, todos certificados, com 32 horas cada. As formações visam ajudar os educadores a equilibrar mente, corpo e emoções, e a se vincular ao seu propósito de vida. Os cursos são autoinstrucionais e podem ser realizados por professores de todas as etapas e modalidades de ensino, no horário de sua preferência.

As formações são: “Jornada Emoções – As relações entre emoções, ensinar e aprender”, que será no agosto; “Jornada Mente – O papel das crenças e das perspectivas na aprendizagem”, a ser ministrada em setembro; “Jornada Corpo – O corpo como veículo de aprendizagem e bem-estar”, prevista para outubro; e “Jornada Propósito – O propósito de vida dando sentido à profissão”, para novembro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo endereço: https://vivescer.org.br/.

FOTOS: Lincoln Ferreira e Cleudilon Passarinho

Publicidade

Leia mais

Prefeito David Almeida destaca esforço da gestão para entregar novas creches durante vistorias

elayne

Educadores da Prefeitura de Manaus são premiados por ações pedagógicas exitosas em 2022

elayne

PSS: Secretaria de Educação convoca 89 profissionais para atuação em Manaus e no interior

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais